Documentário sobre a reocupação do Norte do Paraná ganha data de estreia; Saiba as datas

2025


“Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” terá pré-estreias entre os dias 17 e 20 de novembro. Entradas serão gratuitas e reserva dos convites será liberada em breve.

No aniversário de 100 anos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), celebrado nesta quarta-feira (24), o Cidades Históricas divulga as datas e locais de pré-estreia de um documentário inédito que conta a história da empresa responsável pela implantação de mais de 60 cidades na região norte e noroeste do Estado, entre elas Maringá, Londrina, Cianorte e Umuarama.

Todas as exibições terão entrada gratuita, com a reserva dos convites sendo divulgadas em breve, nas redes sociais do Paraná Histórica. Elas ocorrerão em Cianorte, Maringá, Londrina e Umuarama. Os horários das sessões serão divulgados nas próximas semanas. Confira as datas:

Cianorte - 17 de novembro
Maringá - 18 de novembro
Londrina - 19 de novembro
Umuarama - 20 de novembro

Foi um longo período de intenso trabalho e uma lista de gravações com mais de 50 entrevistados. Durante quase três anos, a equipe do Cidades Históricas se debruçou em uma produção dedicada a contar parte da história do projeto agroimobiliário que se deu por meio da Companhia de Terras Norte do Paraná/Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que se tornou marco fundamental para o desenvolvimento do estado.

“A Companhia foi a grande responsável por idealizar parte do Norte e do Noroeste do estado, com cidades distribuídas de forma planejada e integrada. Apenas na fase britânica da empresa, que vai de 1925 a 1944, foram mais de dez cidades fundadas, entre elas Londrina. A partir de 1944, a empresa é adquirida por empresários paulistas, que passam a diversificar os negócios”, explica Miguel Fernando, historiador, roteirista e diretor do documentário.

Lei Nacional de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Sicoob, Planti Center, Fortgreen, Virginia Distribuidora de Bebidas e Cocamar
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Realização: Cidades Históricas (Maringá Histórica e Londrina Histórica), Ministério da Cultura, Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.