Colônia alemã no desfile de Maringá - 1961

1961


Registros da ala composta por membros da colônia alemã que desfilaram no dia 10 de maio de 1961, durante as comemorações do 14º aniversário de Maringá. À esquerda, na primeira imagem, está Claus Paul Thonern, junto de outro conterrâneo. Na extrema esquerda, em pé, aparece Gertha Koepsel; na segunda foto, alemães aparecem tipicamente vestidos sobre a carroceria de um caminhão.

Anos antes, em 1955, a colônia alemã havia fundado o Centro Cultural 25 de Julho de Maringá, que teve existência efêmera, encerrando suas atividades possivelmente em 1958. A partir de então, os alemães passaram a se reunir em um barracão pertencente a Markus Herold, situado na rua Marechal Deodoro, nº 469, na Zona 7.

Num desses encontros, criou-se um grupo informal denominado Alte Kameraden (Velhos Companheiros ou Velhos Camaradas, em português), que se reunia periodicamente para almoços, jantares e bailes em ocasiões festivas. Foi em um desses encontros que o antigo sonho de fundar um clube alemão voltou a ser discutido.

A primeira reunião para a concretização desse projeto ocorreu em 27 de março de 1960, na antiga Churrascaria Catarinense, situada na rua Santos Dumont, na região central da cidade. Dois meses depois, em 22 de maio, um domingo, foi realizada a primeira Assembleia Geral Extraordinária para constituição do Clube Cultural e Recreativo Teuto-Brasileiro de Maringá, inscrito no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas da Comarca de Maringá. Nessa assembleia, presidida por Sigmund Tucholke e secretariada por Ernst Mann, e que contou com 16 pessoas presentes, foi aprovado o primeiro estatuto social da entidade e realizadas as eleições do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal.

Como presidente do Conselho Administrativo foi eleito Markus Herold; como vice-presidente, Ernst Mann; e como secretário, Haroldo Gaase. Na ocasião, foi fixado o prazo de oito dias para a eleição da Diretoria Executiva.

A primeira sede do novo clube foi instalada no mesmo barracão de propriedade de Markus Herold, próximo à Igreja do Divino Espírito Santo.

Em 30 de agosto de 1960, três meses após a fundação, o clube adquiriu da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) uma área de 2.320 m², formada pelos lotes nº 14, 15, 16 e 17 da quadra 85-A, na Zona 7, com frentes para a avenida Colombo, a rua Evaristo da Veiga e a rua São João, tendo cada lote 580 m². A compra foi feita em três parcelas, sendo a última quitada em 13 de março de 1968.

De acordo com Horst Thonern, filho de Claus Paul Thonern, o Clube Cultural e Recreativo Teuto-Brasileiro teve como sede provisória um barracão construído nos lotes 52, 53 e 54 da quadra A-2, na Zona 9, situado na então avenida das Indústrias, atualmente denominada Bento Munhoz da Rocha Neto, onde hoje se encontra o depósito da Receita Federal. Esse espaço foi utilizado até a construção do prédio próprio do clube.

Fontes: contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo da família Thonern / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.