Frigorífico Maringá (Frigma) - Anos 1950

1950


A imagem mostra o Frigorífico Maringá S.A. (Frigma) ao longo da década de 1950.

Fundado por Reinold Ferdinandi Baudisch em 1947, o Frigma foi instalado em uma região ainda de difícil acesso à época: após o Cemitério Municipal, ao lado da Vila Marumbi, na então estrada Cerro Azul, importante via de conexão para veículos pesados. Durante certo tempo, um de seus gerentes foi o também alemão Claus Paul Thonern.

O Frigma atuou em pequena escala até 1970. Diante de dificuldades financeiras do período, José Ferreira Branco assumiu as operações. Após mudanças nos processos de gestão e administração, em cinco anos o empreendimento restabeleceu sua credibilidade e capacidade de investimentos.

Como prova da recuperação, novas instalações foram inauguradas no local em 28 de novembro de 1975. O evento contou com expressivo público, além de diversas autoridades: o assessor jurídico da empresa, que representou toda a diretoria, José de Almeida Guimarães; representando o governador, Bento Cardoso Pato; o prefeito Silvio Barros; o bispo Dom Jaime Luiz Coelho; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Mário Manicardi; entre outros.

A área onde funcionou o Frigma é hoje ocupada pelo Condomínio Villagio Bourbon.

Fontes: Acervo da família Thonern / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.