Batida na zona do meretrício - 1974

1974

A primeira zona do baixo meretrício de Maringá, destinada às chamadas “casas de diversões” ou de prostituição, funcionou na rua Quintino Bocaiúva (entre a avenida Guaíra e a rua Benjamin Constant), nos fundos da antiga Delegacia Municipal.

Segundo alguns depoimentos, na época, as profissionais do sexo enfrentavam restrições para circular pela cidade. Por essa razão, quando necessário, deveriam utilizar charretes ou táxis, de modo a evitar que fossem vistas caminhando na região central de Maringá. Em tom de certo exagero, as memórias indicam que alguns desses veículos de tração animal eram pejorativamente apelidados de “balaios de puta”.

Em meados da década de 1960, moradores se mobilizaram e, junto ao Poder Público, conseguiram o fechamento de várias casas de prostituição nas imediações da avenida Guaíra. Então, muitas profissionais do sexo se mudaram para outra região da cidade que começava a concentrar esse tipo de atividade.

Nas proximidades da atual praça Vereador Eurico Vieira Guido, na Vila Marumbi, outra zona de meretrício começou a se consolidar. Em 1966, a imprensa já denunciava que menores circulavam livremente por essa região. Logo, o local se tornaria alvo de diversas operações das forças de segurança pública, como exemplifica a imagem que mostra uma blitz realizada em 1974.


No raro registro, três viaturas modelo Fusca e soldados do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná parecem conter um tumulto. Se você tiver mais informações sobre a ocorrência ou reconhecer alguém na multidão, deixe um comentário.

Claro que existiram outras zonas de prostituição pela cidade, mas, talvez, essas sejam as mais destacadas em depoimentos de moradores entre que aqui viveram entre as décadas de 1950 e 1970.

Fontes: acervo do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.