1960
Em 21 de maio de 1960, o então candidato à Presidência da República, Jânio Quadros, realizou uma visita a Maringá.
Certamente com exagero, o impresso O Jornal de Maringá destacou que a recepção no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal reuniu uma das maiores multidões já vistas no local. Diversos veículos — como peruas, jipes e caminhões — transportaram centenas de moradores para presenciar a chegada do presidenciável.
O comitê “Jânio Vem Aí” preparou faixas e cartazes que foram exibidos por seus simpatizantes. Em seguida, a comitiva percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, dirigindo-se ao Grande Hotel Maringá. Parte da população demonstrou frustração, pois Jânio Quadros não desfilou em carro aberto.
Durante a visita, o candidato reuniu-se com o bispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, e, posteriormente, esteve no auditório da Rádio Cultura, onde foi aguardado por representantes de diversas entidades locais. Na mesa principal, além de Jânio Quadros, estavam o Brigadeiro Faria Lima, então secretário da Viação do Estado de São Paulo e Mário Lopes Leão, presidente da USELPA (Usinas Elétricas do Paranapanema). As saudações iniciais foram feitas por Anníbal Bianchini da Rocha, seguido por Ermelindo Bolfer, presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá, dentre outros oradores.
Às 20 horas, ocorreu um comício na praça Raposo Tavares, que reuniu milhares de pessoas. Mais tarde, às 22 horas, foi realizado um jantar em homenagem ao candidato.
Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil e tomou posse em 31 de janeiro de 1961. Seu governo durou até 25 de agosto do mesmo ano, quando renunciou ao cargo. A presidência foi assumida pelo vice, João Goulart, que permaneceu até 1964, quando teve início a Ditadura Militar.
Fontes: O Jornal de Maringá – 22 de maio de 1960 / "Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais em Maringá", de Reginaldo Benedito Dias / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.