Praça Napoleão Moreira da Silva e região central - Anos 1960

1960


Produzida na segunda metade da década de 1960, a imagem mostra a praça Napoleão Moreira da Silva, na época considerada a maior da cidade - essa posição seria ocupada por outro logradouro na década de 1980, quando ocorreu a unificação das praças Desembargador Franco Pereira Costa e Dom Pedro II, resultando no Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio. 

Projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, a execução de sua urbanização foi financiada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A inauguração, por sua vez, ocorreu durante as comemorações do 15º aniversário de Maringá, em 10 de maio de 1962. Aquela solenidade se deu na noite a fim de mostrar a moderna estrutura de iluminação que foi instalada no local. 

O paisagismo, somado ao platô, os bancos sinuosos em concreto entre as palmeiras imperiais, bem como a mureta com tijolos a vista, se destacam perante uma jovem e já pujante cidade. O espaço também era ocupado pela Unidade Satélite de Ação da Pré-Escola, a Usape, que aparece à direita. À esquerda vemos parte da avenida Brasil; quase ao centro estão diversos estabelecimentos distribuídos pela rua Santos Dumont, como a Caixa Econômica Federal e a Prosdócimo, já na esquina com a então rua General Câmara (hoje, Basílio Sautchuk). 

Fontes: acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.