Praças Dom Pedro II e Desembargador Franco Pereira Costa - Anos 1960

1960


Feita na segunda metade da década de 1960, a imagem aérea mostra duas importantes praças presentes no coração de Maringá. Projetadas por José Augusto Bellucci, à esquerda está a praça Dom Pedro II e, à direita, consta a praça Desembargador Franco Pereira Costa. Os logradouros eram cruzados pela rua Arthur Thomas, que conectava-se tanto à avenida Duque de Caxias, no topo, quanto à avenida Herval, na base da foto histórica. 

Às margens da avenida Tiradentes, à esquerda, aparece o Grande Hotel Maringá, em frente à praça Dom Pedro II. Aliás, essa área pública chegou a contar com uma fonte luminosa ao centro, durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz, no final da década de 1950. 

Acima da praça Desembargador Franco Pereira Costa, logradouro que também servia para dar fluidez ao tráfego viário devido ao seu formato circular (que ficaria conhecido anos depois como "balão"), temos o espaço delimitado para a construção do Paço e da Câmara Municipal, também projetados pelo arquiteto Bellucci. A obra das sedes dos Poderes do Município não foi integralmente executada, sendo alterada na década de 1980.

Naquela mesma época também ocorreu a reurbanização dessa região. Unificadas as praças e executado novo projeto, o local foi rebatizado como Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio por meio do Decreto do Poder Executivo Municipal nº 111, de 25 de maio de 1987. 

Inaugurado em 22 de novembro daquele mesmo ano, a rua Arthur Thomas teve seu percurso interrompido e, por conta da grande área, vários eventos passaram a ocorrer no local. 

Fontes: acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.