Obras no Viaduto do Café - Anos 1960

1960


Feita na segunda metade da década de 1960, a imagem mostra o início das obras do elevado na avenida São Paulo que ficaria conhecido como Viaduto do Café. Aquela benfeitoria foi executada durante a gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho e teve como objetivo neutralizar congestionamentos e acidentes que ocorriam entre veículos, locomotivas e vagões, na passagem de nível existente próximo à avenida Tamandaré. 

Essa ponte ferroviária sobre a trincheira foi inaugurada em 10 de maio de 1966, durante as comemorações do 19º aniversário de Maringá. A solenidade contou com a presença de grande público e diversas autoridades, incluindo o então governador Paulo Pimentel, que descerrou a placa alusiva. Foi quando surgiu o nome de forma oficial "Viaduto do Café". Provavelmente, uma alusão aos grãos do "ouro verde" que eram transportados sobre os vagões que transitavam pela Estação Ferroviária nas imediações. 


A estrutura ficou no local durante 31 anos. Entre 1966 e 1997, facilitou a mobilidade e a expansão imobiliária para a região Norte da cidade. Entretanto, mesmo que beneficiasse o desenvolvimento urbano local, o Viaduto do Café apresentava problemas estruturais. Devido a ausência de galerias pluviais, a água não era drenada e grandes lagoas se formavam na baixada da trincheira em épocas de chuvas.

Fontes: acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.