Zona Industrial (Zona 10) e imediações - Década de 1960

1960


Produzida no início da segunda metade dos anos 1960, a imagem aérea mostra a Zona Industrial (Zona 10) de Maringá e suas imediações. 

Em intensa atividade naquele período, destaque para as estruturas da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, conhecida pela sigla Sanbra, que operou no local entre 1957 e 1994. Os projetos preliminares de seus barracões datam da década de 1940, enquanto o primeiro alvará de construção foi expedido pela Secretaria Municipal de Planejamento em 4 de agosto de 1956.

Ocupando as quadras I3 e I4, da Zona 10, a indústria beneficiava, gerenciava e vendia milho, café e algodão, além de também atuar na extração de óleos, produção de ração, dentre outros derivados. 

Embora tenha começado as operações em 1957, consta como data oficial de inauguração o dia 1º de março de 1962, segundo edição especial da Revista Manchete de 1972 que tratou do avanço e do desenvolvimento da cidade. Possivelmente, a indústria optou por essa estratégia devido a aquele ter sido o momento que a Fábrica de Óleos Maringá (Fomag) - constituída no local e de sua propriedade, entrara em funcionamento. 

Numa área com mais de 120 mil m², a Sanbra reconfigurou a dinâmica econômica e territorial, além de alterar a paisagem urbana da região. A exemplo disso, os moradores dos bairros adjacentes passaram a se orientar pelo apito de controle de turnos dos operários da indústria, além de também habituarem-se com os odores expedidos por sua chaminé, que encontra-se atualmente tombada como patrimônio material do Município de Maringá. 

Interpretando a imagem, acima da indústria vemos a Zona 3, conhecida como Vila Operária; cruzando o registro histórico, temos a ainda incipiente avenida Colombo; abaixo desta via, um conjunto de casas surge próximo aos limites da Fazenda Maringá, propriedade de Alfredo Werner Nyffeler. O suíço era gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

Fontes: acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.