Torre e sinos da Igreja São José Operário - Década de 1970

1970

Em 1948, a capela São José Operário começou a funcionar na Zona 3. A pedra fundamental da futura igreja em alvenaria foi lançada apenas no mês de maio de l950. No dia 14 de agosto de 1954, Dom Geraldo de Proença Sigaud, então bispo de Jacarezinho, criou a Paróquia de São José Operário, desmembrando-a da Paróquia Santíssima Trindade, atual Nossa Senhora da Glória de Maringá. Foi naquele momento que ocorreu a inauguração da nova estrutura, que apresentava uma arquitetura barroca, mas mantinha os fundos do prédio em madeira. 

A estrutura com características barrocas foi demolida em julho de 1969, passando a dar espaço a um prédio maior. O madeiramento que restava da antiga capela foi comprado pela Mitra Diocesana, que o utilizou para a construção da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro do Aeroporto.

No dia 31 de agosto de 1981, quatro novos sinos de aço foram consagrados pelo bispo Dom Jaime Luiz Coelho. Um deles, pesando 500 kg, foi dedicado a Santíssima Trindade; o outro, com 450 kg, acabou dedicado à Nossa Senhora Aparecida; o terceiro, com 290 kg, foi dedicado a São José; o último, com 200 kg, foi dedicado a São João Batista.


As obras para a construção da torre desta igreja tiveram início em 13 de julho de 1984. Executadas pela Construtora Patamar, os sinos foram instados no dia 2 de junho de 1985.

No topo, além dos sinos, a torre conta com duas cruzes: uma voltada para o Norte e o outra para o Sul da cidade.  


Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.