6 de ago de 2009

Terra Crua e Isto é Você Maria


Os dois livros foram escritos por Jorge Ferreira Duque Estrada.

Duque Estrada nasceu em São Gonçalo-RJ. Formou-se em Direito, Farmácia e Odontologia. Serviu como cirurgião-dentista durante a II Guerra Mundial. Foi Promotor Público da Comarca de Barreiro, no estado de São Paulo. Também atuou como empresário no ramo cafeeiro, no segmento de café coco.

Mudou-se para Maringá em 1948. Após sua chegada comprou um máquina de benecificiamento de café. Foi dono do primeiro taxi aéreo e o primeiro advogado militante da região. Elegeu-se como vereador pelo PTB na primeira eleição municipal da cidade, em 1952.

O livro Terra Crua, considerado o primeiro livro a retratar a história da cidade de Maringá, foi escrito em 1957 e editado em 1961. A capa original é rara de ser encontrada, mostra um personagem interessantes das ruas de Maringá, o famoso "risadinha". Seria como a "menina do apito" das atualidade.

Isto é você Maria, escrito editado em 1974, é uma história fictícia onde o autor dá dicas sobre sua vida pessoal.

Um detalhe levantado por Sérgio Gini é que Duque Estrada é um dos advogados mais antigos do Paraná, sob a inscrição da OAB n.º 933.

PS - SEGUNDO RELATOS, EXISTE UM OUTRO LIVRO PUBLICADO POR DUQUE ESTRADA CHAMADO "ZÉ COMUNISTA". POUQUÍSSIMO SE SABE. SE ALGUÉM TIVER INFORMAÇÕES, FAVOR ENCAMINHÁ-LAS.
Fontes: Imagens (Gentileza de Sérgio Gini) e www.acim.com.br. ESTRADA, Jorge Ferreira Duque. Isto é você, Maria! Curitiba: Artes Gráficas, 1974. ESTRADA, Jorge Ferreira Duque. Terra Crúa. Curitiba: 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário