Em 03/04/1998, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição inaugurou a Capela Madre Paulina, um belo templo religioso construído no terreno do Lar dos Velhinhos, em homenagem à fundadora da Congregação, canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19/05/2002.
Em 10/11/1998, o Terminal Rodoviário Vereador Jamil Josepetti começou a operar. Ao lado, foi construído o Posto de Bombeiros Militar, subordinado ao 1º Subgrupamento de Bombeiros de Maringá e vinculado ao 5º Grupamento de Bombeiros. Em meados da década de 2020, o posto foi desativado. Em 25/05/2025, o prédio passou a ser ocupado pelo 4º Comando Regional de Bombeiro Militar, criado, em 31/03/2025, para supervisionar o 5º Batalhão (Maringá) e as 2ª, 4ª e 5ª Companhias Independentes de Umuarama, Cianorte e Paranavaí, respectivamente.
Em 23/11/1998, foi fundada a Associação dos Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Maringá, que instalou sua sede social e recreativa no lote nº 601, com área de 13.080,00 m², localizado na Rua Atalaia, nº 66, na Zona Fiscal 8.
A partir do início da década de 2000, teve início a construção de pequenos edifícios residenciais, próximos à UniCesumar. Na década seguinte, a região começou a ser disputada por grandes empresas incorporadoras e construtoras, que passaram a construir altos edifícios residenciais, a maioria situada entre as avenidas Londrina e Guedner.
A seguir, a relação dos 44 edifícios existentes atualmente na Zona Fiscal 8:
a) Localizados na Avenida Guedner, no sentido centro-bairro:
Edifício Positano Residenza;
Edifício Seen, em construção;
Edifício Gaia, cuja construção iniciará em breve;
Edifício Maison Montalcino;
Edifício Horizon, em fase de acabamento;
Edifício Landscape;
Edifício Terraço Bela Vista, o primeiro alto edifício da região;
Edifício Maison Portofino;
Edifício Maison Victória;
Condomínio Cesular Flat Universitário;
Condomínio Mirante do Vale, cuja construção ficou paralisada por muitos anos; e
Edifício Cidade Universitária.
b) Localizados na Avenida Londrina, no sentido centro-bairro:
Edifício Giardini, cuja construção terá início em breve;
Edifício Aerie, em construção;
Edifício Blend;
Edifício Connect Studios;
Residencial Eldorado, conjunto de pequenos edifícios residenciais que foi o primeiro empreendimento da espécie na Zona Fiscal 8;
Edifício Brisas Bella Città Residence Club;
Edifício Cosmopolitan, em construção;
Edifício Spazio Montegui;
Edifício NYC; e
Edifício Residencial Orion.
c) Localizados na Avenida Doutor Gastão Vidigal, no sentido centro-bairro:
Edifício Ísola Gomes;
Edifício Z8, tipo comercial;
Edifício Green Tower Centro Empresarial;
Edifício Centro Empresarial Madison; e
Edifício Haus 44 Residence, tipo residencial.
d) Localizados na Rua Cambira:
Edifício Misano Residenza; e
Edifício Vision, em fase de acabamento.
e) Localizados na região da Rua São Cristóvão:
Edifício Omni, em construção; e
Edifício Ilios.
f) Localizados na região da Avenida Monteiro Lobato:
Edifício Belíssimo Ingá;
Edifício Alto do Ingá;
Edifício Real Village;
Edifício Recanto do Ingá;
Edifício Recanto dos Ypês; e
Edifício Manhattan Z3.
g) Localizados na Travessa Liberdade:
Edifício Santorini;
Edifício Munique;
Edifício Residencial Traveza;
Edifício Spázio Madagascar; e
Edifício Platinum Liberdade.
h) Localizado na Rua Cariovaldo Ferreira:
Edifício Residencial Ricare.
i) Localizado na Rua Nova Esperança:
Edifício Residencial Canto, em construção.
Os pontos vermelhos mostram a localização dos edifícios construídos na Zona Fiscal 8, principalmente a partir do início da década de 2000, ao longo das avenidas Guedner (em verde claro), Londrina (em amarelo), Doutor Gastão Vidigal (em verde escuro), Monteiro Lobato (em azul claro); e Travessa Liberdade (em preto).
A partir do final da década de 2000, diversos escritórios de advocacia migraram do centro da cidade para a Zona Fiscal 8, principalmente ao longo da Avenida Doutor Gastão Vidigal, atraídos pelas inaugurações dos novos prédios do Fórum Trabalhista, em maio de 2009, e do Fórum Eleitoral, em 30/11/2012, ambos construídos no Centro Cívico.
Desde 2005, a Escola de Segurança Maringá, criada em 09 de março daquele ano, está instalada no Lote 459-A, situado na Avenida Guedner, nº 1232, onde são desenvolvidos cursos de formação de vigilantes e outros treinamentos voltados à área de segurança.

Localização da Escola de Segurança Maringá.
Em 2007, a Associação Viva a Vida - AVIDA transferiu sua sede para a Rua Setúbal, nº 183, no loteamento Zona 8. A entidade havia sido fundada em 02/03/2001 e mantinha sua sede na Praça Emiliano Perneta, ocupando algumas instalações da Paróquia São José Operário, na Zona Fiscal 3. Tem como finalidade atender famílias realizando atividades que envolvem desde a criança até a terceira idade.
Em rosa, a localização da entidade Viva a Vida, situada na Rua Setúbal, nº 183.
Em 15/06/2007, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde – UBS Aclimação, situada no Bloco nº 5 do Campus da UniCesumar, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maringá e o então Centro Universitário Cesumar.
Desde 2007, a Procuradoria do Trabalho do Município de Maringá, unidade subordinada à Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, do Ministério Público do Trabalho no Paraná – MPT-PR, está instalada na Avenida Centenário, nº 116, no mesmo lote onde estava instalado o Armazém 1 do IBC em Maringá.
Em 06/12/2010, foi inaugurada a fábrica da Eden Beer, primeira cervejaria artesanal de Maringá, situada na Avenida Laguna, nº 1540, na Zona Fiscal 8. Em 25/05/2024, a empresa inaugurou sua nova fábrica, situada no Parque Cidade Industrial Felizardo Meneguetti.
Em janeiro/2012, foram inauguradas as novas instalações da Incubadora Tecnológica de Maringá, que passou a ocupar parte dos barrocões do extinto Instituto Brasileiro do Café – IBC, situados na Avenida Centenário. Nascida, em agosto/1996, como Centro Doftex Genesis de Maringá, a Incubadora Tecnológica de Maringá foi criada em março/2000, no Campus da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente, a Incubadora é a mantenedora e responsável pela gestão do Parque Tecnológico Maringatech, instalado no mesmo local.
Ainda em 2012, a Prefeitura de Maringá passou a ocupar parte dos mesmos barracões para a instalação de sua Central de Compras e de seu Almoxarifado, atualmente administrados pela Secretaria Municipal de Logística e Compras – SELOG.
Em dezembro de 2013, a Guarda Municipal de Maringá transferiu sua sede do Parque do Ingá para um imóvel situado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, nº 55, que anteriormente havia sido ocupado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, durante a década de 1980. A Guarda Municipal de Maringá, criada em 28/08/2007, ficou sediada neste imóvel até fevereiro/2019, quando se transferiu para a Rua Fernão Dias, nº 688.
Em 04/05/2018, foi inaugurada da nova sede do 3° Comando Regional de Polícia Militar – 3º CRPM, localizada na Avenida Guedner, nº 1218, órgão responsável pela coordenação de sete unidades operacionais localizadas em Maringá, Cruzeiro do Oeste, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Loanda e Cianorte.
Em dezembro de 2023, a Escola São Luiz Gonzaga – Educação Infantil e Ensino Fundamental, criada oficialmente naquele ano, foi instalada em um imóvel situado na Avenida Monteiro Lobato, nº 1779. A escola é mantida pelo Instituto São Roberto Belarmino, fundado, em Maringá, em 06/04/2018.
Em dezembro de 2024, a sede da Casa Luanda – Associação Afro Cultural foi instalada em um imóvel da União Federal, situado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, nº 55. A entidade, fundada em dezembro/2022, tem como objetivo a manutenção e a transmissão das culturas afropopulares. Anteriormente, este espaço havia sido ocupado pela Guarda Municipal de Maringá.
Em 23/09/2025, as instalações da Procuradoria da República no Município de Maringá, do Ministério Público Federal, criada em 05/05/1995, migrou do centro da cidade para Zona Fiscal 8, instalada em um novo prédio construído na Avenida Centenário, nº 105.
Em vermelho, a localização de entidades e órgãos governamentais instalados na Zona Fiscal 8, entre os anos de 2007 e 2025.
Em vermelho, a localização de empresas e órgãos governamentais instalados na Zona Fiscal 8, entre os anos de 2007 e 2023.
Na Zona Fiscal 8 há três praças públicas.
Praças situadas dentro do território da Zona Fiscal 8. A Praça Salgado Filho localiza-se na Avenida Doutor Gastão Vidigal, em frente à antiga Estação de Passageiros do extinto Aeroporto Regional Doutor Gastão Vidigal. A Praça das Américas está situada na Rua São Cristóvão e abriga em seu interior a Igreja Matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo. Já a Praça Jitsuji Fujiwara situa-se na confluência da Avenida Doutor Gastão Vidigal com a Rua Cambira.
Na Zona Fiscal 8 há também templos religiosos de diversas denominações.
Localização dos templos religiosos atualmente existentes na Zona Fiscal 8, catalogados pelo autor.
A Zona Fiscal 8 também conta com a Reserva Florestal do Córrego Moscados, também denominada Zona de Proteção nº 19, formada pelo Lote nº 450, com área total de 24.612,00 m², de propriedade de Leal Peres & Cia. Ltda.
Localização da Reserva Florestal do Córrego Moscados.
Atualmente, o território da Zona Fiscal 8 encontra-se bem ocupado, porém há áreas com baixa densidade demográfica, principalmente na margem direita do Córrego Merlo, região formada por 24 chácaras, com áreas variando entre 2.490 a 19.118 m², situadas ao longo da Avenida Monteiro Lobato.
Há, ainda, diversos lotes de chácaras que se constituem em reserva técnica de empresas incorporadoras e construtoras, principalmente ao longo das avenidas Guedner e Londrina, onde estão sendo lançados novos altos edifícios.
Na margem direita do Córrego Merlo, há áreas com baixa ocupação populacional e poucas construções.
Fontes:
Sites:
Câmara Municipal de Maringá;
Hemeroteca da Biblioteca Nacional;
Maringá Histórica;
Portal Educação, da Prefeitura de Maringá;
Portal GeoMaringá, da Prefeitura de Maringá;
Sites de empresas, entidades, instituições e órgãos públicos citados no texto; e
Widepedia.
Livros:
Associação Atlética Banco do Brasil – Maringá: meio século de história, de Roldão Alves de Moura e Marco Antonio Deprá;
História da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Edson Roberto (Beto) Brescansin.
Arquivos:
Arquivo pessoal do autor;
Companhia Melhoramentos Norte do Paraná;
Gerência do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá;
Instituto Isa e Gastão de Mesquita Filho;
Museu da Bacia do Paraná;
Serviço de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas, em Maringá.
Trabalhos Acadêmicos:
Para Além do Plano de Jorge de Macedo Vieira: a expansão urbana de Maringá de 1945 a 1963, de Layane Alves Nunes.
Entrevistas com representantes de empresas, entidades, instituições e órgãos públicos citados no texto.
Visitas do autor ao território da Zona Fiscal 8.