1960

Registrada na década de 1960, a imagem mostra um ponto de ônibus na região central da cidade. Pela demarcação da placa, as pessoas embarcam no coletivo em direção à zona leste, rumo aos bairros Aeroporto (Zona 8), Vila Operária (Zona 3) e Vila Nova. Este último considerado o primeiro loteamento fora do plano urbanístico original a ser implantado nessa região do município.
O registro apresenta diversos elementos representativos e identitários. O passeio público já contava com calçamento, executado com pisos produzidos pela Ladrilhos Mauá. Além disso, como sinônimo de ônibus de transporte coletivo, “circular” é um termo presente na cidade desde fins da década de 1940. No momento do registro, o serviço era operado pela Transportes Coletivos Gianotto S.A.
Fundada em 1962, a empresa foi originalmente nomeada Transportes Coletivos Ubirajara, mas posteriormente teve sua razão social alterada. Administrada por Onório Gianotto, seu escritório ficava na praça Abilon de Souza Naves, na Zona 8. A agência, por sua vez, funcionava na praça Raposo Tavares, em frente à rodoviária. Mais tarde, a Transportes Coletivos Gianotto seria vendida aos irmãos Okamoto, da Expresso Maringá.
A via, à esquerda, parece ser a avenida Brasil, então recentemente pavimentada com paralelepípedos. Como se tratava de um dia chuvoso, a benfeitoria urbana amenizava os problemas e prejuízos ocasionados pela lama.
Fontes: Acervo e contribuição de Alfredo Dorigão Peres / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.