1952

Feita em novembro de 1952, a fotografia mostra o empresário e político Napoleão Moreira da Silva tendo suas botas engraxadas por uma criança. Outros jovens prestam o mesmo serviço a demais clientes sentados ao seu lado.
Não há indicação do local exato onde a imagem foi registrada. Em todo caso, o momento foi eternizado logo após a realização das primeiras eleições municipais de Maringá, ocorridas no dia 9 daquele mês. Concorrendo pela UDN, Napoleão foi eleito o vereador mais votado, com 304 votos. Inocente Villanova Junior conquistou o cargo de prefeito pelo PTB, com 1.871 votos.
Na parede, atrás de Napoleão Moreira da Silva, observam-se cartazes da recente disputa eleitoral daquela Maringá recém-emancipada de Mandaguari. Villanova aparece com o slogan “Um homem novo de ideias novas”; ainda pelo PTB, há a divulgação de Arlindo de Souza, que também conquistou uma cadeira na Casa de Leis, com 274 votos.
Aquela primeira gestão do Município de Maringá seria marcada por conflitos decorrentes da implantação do Código Tributário. Questionado por lideranças empresariais e políticas, Villanova passou a enfrentar resistência de setores da sociedade local. Cassado em uma articulação que envolveu Napoleão Moreira da Silva e outros opositores, o prefeito manteve-se no cargo por meio de um mandado de segurança.
Fontes: Revista A Semana, fevereiro de 1953 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.