1952
Muitos dos antigos moradores locais comentam que aprenderam a dirigir antes de completar 18 anos. Sobretudo nas décadas de 1940 e 1950, quando a fiscalização de trânsito era mais amena e os pais, de modo geral, precisavam de apoio na logística de suas atividades rurais e também urbanas. Essa prática era relativamente comum. Por essa razão, não era raro constatar jovens pilotando carros de passeio e até mesmo pequenos caminhões e caminhonetes pelas ruas e avenidas da cidade.
Feita em novembro de 1952, a imagem ilustra essa situação. Uma criança pilota o carro do pai em direção à zona rural de Maringá. O repórter carioca Vinicius Lima, emissário especial da revista A Semana, esteve por aqui para conhecer, com os próprios olhos, o desenvolvimento da região que era amplamente divulgado e comentado pelo país. Em sua passagem, assim retratou aquele episódio: “Um amigo convidou-me para fazer uma visita aos campos cultivados. Na direção do carro, o filho de 5 anos. E o garoto inteligente ia guiando com relativa segurança até o momento em que cometeu um erro e o pai lhe arrebatou das mãos o volante”.

Pela imagem, o garoto aparenta ter mais idade do que mencionado no relato. Ainda assim, trata-se de uma criança na condução do veículo.
Fontes: Revista A Semana, fevereiro de 1953 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.