1940
Datada do final da década de 1940, a imagem aérea apresenta um interessante aspecto do núcleo urbano inicial da cidade, então já conhecido como “Maringá Velho”, em razão do novo projeto implementado a leste já ter sido lançado pela Companhia de Terras Norte do Paraná.
A avenida Brasil, principal artéria comercial da época, cruza toda a região. À direita, na esquina com a então rua Moscados (atual Santa Joaquina de Vedruna), observa-se a Capela Santa Cruz. Considerado o primeiro da área urbana, esse templo foi construído entre 1946 e 1947. Na extrema direita, nota-se a Escola Isolada do Maringá Velho, que teve Dirce de Aguiar Maia como sua primeira professora e diretora. À esquerda, quase fora do campo de visão, aparece o campo de futebol utilizado pela Sociedade Esportiva e Recreativa de Maringá (SERM).
Além do conglomerado urbano, composto por seis quadras distribuídas ao longo de seis ruas e da avenida Brasil, notam-se outras construções nas proximidades: mais abaixo, em direção ao Maringá Novo, aparecem algumas ocupações esparsas; ao fundo, na diagonal superior direita, após uma grande clareira, identifica-se uma espécie de vila formada por diversas edificações instaladas em sequência.
Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.