Documentário sobre a reocupação do Norte e do Noroeste do Paraná tem trailer divulgado; Assista

2025

“Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” terá pré-estreias em Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama a partir de 17 de novembro, com entrada gratuita. Já é possível realizar a reserva de convites. 

Foram quase três anos de pesquisa, entrevistas e visita in loco em três países. Tudo isso com um propósito: contar, em uma produção audiovisual inédita, a história da empresa que conduziu um dos maiores projetos agroimobiliários do mundo e, com ele, ajudou a fundar mais de 60 conglomerados urbanos no Norte e Noroeste do Paraná. 

“Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” terá pré-estreias em Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama a partir do dia 17 de novembro, com entradas gratuitas. A reserva de convites já está disponível e pode ser feita neste link.

Aos espectadores que já estão ansiosos pelo documentário, também é possível conferir o trailer no canal do Paraná Histórica no YouTube. 

As pré-estreias acontecerão nas principais cidades do eixo implementado pela empresa, décadas atrás:

CIANORTE-PR
Data: 17/11
(segunda-feira), às 19h
Local: Teatro Cândido Garcia (Avenida Brasil, 1.123 - Zona 1 / Unipar)

MARINGÁ-PR
Data: 18/11
(terça-feira), às 19h
Local: Teatro Calil Haddad (Avenida Luiz Teixeira Mendes, 2.500 - Zona 4)

LONDRINA-PR
Data: 19/11
(quarta-feira), às 19h
Local: Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 - Centro)

UMUARAMA-PR
Data: 20/11
(quinta-feira), às 19h
Local: Teatro Neiva Pavan Machado Garcia (Praça Mascarenhas de Moraes, 4.282 - Centro / Unipar)

Produzido pelo Cidade Históricas, o documentário é dirigido e roteirizado por Miguel Fernando. Ele destaca o papel da Companhia Melhoramentos no desenvolvimento urbano e econômico do Estado. “A Companhia foi a responsável por idealizar o grande projeto agroimobiliário do Norte e do Noroeste do Estado. Apenas na fase britânica da empresa, que vai de 1925 a 1944, foram mais de dez cidades fundadas, entre elas Londrina. A partir de 1944, a empresa é adquirida por empresários paulistas, que expandem seu ramo de atuação”, explica Miguel.

Também na fase inicial, o grupo ainda era proprietário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que visava expandir os trilhos até Guaíra. Mas, próximo ao final da II Guerra Mundial, houve intervenções internacionais e nacionais que resultaram na nacionalização dessa empresa. 

Em 1951, os investidores brasileiros optam pela mudança de sua razão para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), já que haviam ampliado os ramos de atuação e que visavam um futuro mais nacional e menos regional.  

Em plena atividade, além do ramo imobiliário, a CMNP tem se dedicado atualmente ao mercado sucroenergético. 

Além do documentário, a empresa viabilizou um livro que foi escrito por Gastão Mesquita e Jorge Caldeira e uma exposição que é assinada pelo curador Marcello Dantas. O livro já pode ser adquirido pelo site da editora Sextante. Quanto à exposição, ela circulará em diversas cidades da região em breve, com entrada gratuita.

Lei Nacional de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Sicoob, Planti Center, Fortgreen, Virginia Distribuidora de Bebidas e Cocamar
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Realização: Cidades Históricas (Maringá Histórica e Londrina Histórica), Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução. 




Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.