1960
Próximo da base desta imagem, do início da década de 1960, observa-se parte do campo esportivo da Sociedade Cultural e Esportiva de Maringá (Socema), criada em 1947 e instalada em duas áreas. A parte social e administrativa, bem como a escola japonesa, tinham entrada pela rua Evaristo da Veiga — esse terreno se estendia da rua Marechal Floriano Peixoto até a rua Francisco Glicério; já a parte esportiva, onde se localizava o campo de beisebol, situava-se entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Evaristo da Veiga e a avenida Colombo.
Em 1972, a Socema uniu-se à Maringá Nihonjin Kai, a Associação dos Japoneses de Maringá, e dessa fusão surgiu a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
Na área industrial (Zona 10), ao centro da fotografia, destacam-se as instalações da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra) e da Serraria Werneck, esta última mais próxima ao campo esportivo da Socema. Ao lado da indústria de Waldemiro Werneck, as áreas então vazias seriam, em pouco tempo, ocupadas por dois grandes silos da Sanbra.
Fontes: Acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.