Lançado livro sobre a história do Grupo Prever Sul

2025


De uma Kombi adaptada ao maior grupo funerário do Sul do Brasil. Essa é a travessia de Reginaldo Czezacki e sua esposa, Helena, que, juntos, transformaram dor em propósito e ousadia em legado. Este é o resumo do livro “Entre vidas e passagens”. Lançado em 2 de agosto de 2025 com a presença de centenas de pessoas no Giardino Eventos, em Maringá, ele marca os 25 anos do Grupo Prever Sul.


Nascidos em famílias humildes, Reginaldo e Helena começaram literalmente do zero. Sem experiência, começaram no ramo em Ponta Grossa, ainda na década de 1980. Nos primeiros anos, dormiam ao lado dos caixões. Helena, grávida, chegou a passar noites num depósito de urnas. Reginaldo, inquieto, sonhava mais alto. Foi assim que tentaram expandir para Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde enfrentaram uma crise amarga e voltaram endividados.

Mas recomeçar era regra na vida dos Czezacki. Em 1991, desembarcaram em Maringá. Reginaldo vendeu sua casa e assumiu dívidas para comprar duas funerárias tradicionais da cidade. Deu um cheque sem fundos para pagar a mudança (quitou 15 dias depois) e pegou dinheiro emprestado para pagar as marmitas e ter o que comer no primeiro dia na nova cidade. 

Com coragem, talento e uma visão rara, Reginaldo transformou o atendimento funerário. Trouxe a tanatopraxia, criou centros capelas modernas, implantou planos de assistência em vida, lançou o cemitério parque, crematório e convertou o luto em acolhimento. Deu dignidade ao adeus.

Ao lado de sócios estratégicos e amigos, Wilson e Nilson Marques e Ary Bortolotto, Reginaldo consolidou o grupo (que passa a ser chamar Angelus) como referência nacional. Hoje, a empresa está presente no Sul do Brasil, com capelas, cemitérios, clínicas de saúde e serviços que visam dar bem-estar e qualidade de vida aos beneficiários dos planos.

O casal teve três filhos, Julyana, Letícia e Bruno, e ao lado dos sócios prepara a transição para a segunda geração nos negócios. E a valorização dos colaboradores é um pilar da cultura da organização, que entende que cuidar de quem serve é o caminho mais nobre para servir melhor.

A história do Grupo Prever Sul/Angelus é, acima de tudo, a história de um casal que decidiu vencer.


Coordenado pelo Cidades Históricas, o livro teve pesquisa de Dirceu Herrero Gomes e Miguel Fernando.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.