João Batista Beltrame, o Joba

1952


João Batista Beltrame, conhecido como Joba, nasceu em 4 de julho de 1952, em Bariri (SP). O apelido foi atribuído por alunos do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba.

Joba iniciou sua formação como seminarista e concluiu os cursos superiores de Filosofia, Pedagogia, História e Teologia. Participou do 1º Curso Superior de Parapsicologia promovido pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia, sob orientação do Padre Quevedo. Posteriormente, concluiu pós-graduações em Filosofia da Educação, Gestão Pública e Ensino Religioso.

Casado com Maria Aparecida, é pai de cinco filhos: João Francisco, Lucila, Marina, Letícia Maria e Mayra.

No campo político, Joba foi prefeito de Iguaraçu entre 1993 e 1996. Em 1998, candidatou-se ao cargo de deputado estadual pelo PMDB, obtendo 6.915 votos. Em 2000, foi eleito vereador de Maringá com 1.715 votos, pelo mesmo partido - a foto o mostra em seu gabinete nesse período. Dois anos depois, concorreu ao cargo de deputado federal pelo PV, ficando como primeiro suplente com 29.066 votos. Em 2004, foi candidato à Prefeitura de Maringá, obtendo 7.799 votos.

Na área da educação, lecionou em diversas instituições. Na capital paranaense, atuou na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), na FAE e nos colégios Marista Santa Maria, Medianeira, Bom Jesus e Bagozzi. Em Maringá, ministrou aulas no Colégio Marista, Drummond, Objetivo, Regina Mundi, Santo Inácio, Escola Agmar dos Santos, Parque Avenida e na então Cesumar.

Em 1984, João Batista Beltrame esteve no Amazonas, onde desenvolveu projetos missionários com os povos apurinãs, palmoris e jamamadis. Desde então, manteve cabelos e barba longos como marca visual. Antes das eleições de 2004, apresentou-se na RTV com essa aparência, interpretando músicas autorais ao lado de crianças na praça da Catedral, com destaque para uma composição que fazia referência a uma estrela e a um cometa. Durante sua campanha à Prefeitura de Maringá, utilizou outra canção de sua autoria, em que Maringá era citada como “endereço famoso e gostoso”, acompanhada por bonecos desenvolvidos pelos artistas Sandro Maranho e Romilda Fagundes.

Após a eleição de 2004, na qual ficou em 6º lugar entre oito candidatos que concorreram no Município de Maringá, acabou nomeado secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, durante a gestão do padre Valter Pegorer. Manteve sua residência em Maringá e seguiu realizando atividades na área de motivação, com foco em psicologia comportamental, parapsicologia e música. Durante esse período, conduziu palestras motivacionais junto à então equipe do Galo Adap.

Com muitas outras histórias, Joba é personagem cativo da memória de muitos maringaenses. 

Fontes: Livro - Da arte de votar e ser votado, de Reginaldo Benedito Dias / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.