1960
De 1960, a imagem mostra a equipe de coordenação da campanha de Vanor Henriques à Prefeitura de Maringá. Da esquerda para direita: o candidato a vereador Silvio Barros, o jornalista Cícero Catani, o deputado estadual Haroldo Leon Peres, o candidato a prefeito, Alceu Miranda, o advogado Adriano Valente e o colunista social Ademar Schiavone. Com exceção de Catani e Henriques, todos posaram com o "V" de vitória.
Vanor Henriques era proprietário da Serraria São Sebastião. Instalada na Zona 10, antiga Zona Industrial, a indústria chegou a contar com mais de trinta casas em sua colônia de operários.
Nascido em Cataguazes, interior de Minas Gerais, Vanor Henriques se mudou com a família para Cambará em 1929. Naquela cidade, atuou como comerciante e correspondente do Banco do Brasil. Juntamente do Major Antonio Barbosa Ferraz Júnior, Henriques instituiu a Sociedade Agrícola do Norte do Paraná em 1933. Antes de sair de Cambará, elegeu-se vereador.
O ano de 1952 ficou marcado pela vinda da família para Maringá. Por aqui, Vanor Henriques participou de diversos clubes de de serviço e auxiliou na construção do Lar dos Velhinhos.
Por meio da UDN, em 1960, Henriques disputou as eleições para a Prefeitura de Maringá. Na oportunidade também concorreram o promotor público João Paulino Vieira Filho (PSD) e o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada (PST) - este último havia sido vereador na primeira legislatura do município (1952-1956).
Próximo das eleições, que ocorreram em 3 de outubro de 1960, despontavam como favoritos João Paulino e Vanor Henriques. Deles, JP saiu vitorioso com 5.824 votos contra 5.485 votos de Vanor Henriques, além dos 2.080 votos de Duque Estrada.
A disputa foi acirrada. Ao somar os votos de Maringá, a vitória estava com o candidato da UDN. Somente após a apuração das urnas de Ivatuba, Floresta e Floriano, então distritos, que o PSD conquistou aquela disputa. A eleição mais disputada da história local foi assim analisada pelo historiador Reginaldo Benedito Dias:
"A Lei estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, havia promovido nova subdivisão territorial no Paraná. No município de Maringá, implicou a emancipação dos distritos de Ivatuba, Floresta e Paiçandu (Floriano também estava naquele pacote, mas sua emancipação foi revertida), cujas eleições para prefeito realizaram-se, porém, em novembro de 1961. Nesse intervalo, ocorreu a eleição para prefeito de Maringá. Na totalização final, foram computados os votos dos antigos distritos. Sem esses votos, as urnas favoreciam o candidato da UDN [...]. Computados aqueles votos, João Paulino venceu com estreita vantagem de votos."
Não tendo voltado a concorrer novas eleições, Vanor Henriques faleceu em 24 de julho de 1987. Casado com dona Itália, o industrial teve quatro filhos: Rui, Reinaldo, Romilda e Vanor Filho.
Fontes: Livro - Da arte de votar e ser votado, de Reginaldo Benedito Dias / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.