Lama e barro pelas estradas - Anos 1950

1950


Do final da década de 1950, a imagem traduz os desafios enfrentados por aqueles que precisavam viajar pelas estradas que conectavam as cidades do Norte do Noroeste do Paraná na época. 

Sem nenhuma infraestrutura adequada, a manutenção das vias era feita por maquinários, por vezes, da própria Companhia Melhoramentos Norte do Paraná ou de órgãos ligados ao governo estadual. No entanto, o asfalto começaria a ser implementado como benfeitoria efetiva apenas a partir dos anos 1960. Até então, as viagens eram impactadas em época de chuvas. 

Perante essas condições climáticas, mesmo pequenos percursos levavam horas ou até mesmo um dia inteiro para serem percorridos devido a lama e ao barro, que faziam carros, ônibus e caminhões atolarem. 

Por essa razão, era muito comum que as pessoas viajassem com mudas de roupas, sabendo que iriam se sujar pelo caminho. Ao chegarem no destino, trocavam as vestimentas e seguiam para seus compromissos. 

Fontes: Instituto Isa e Gastão de Mesquita Filho / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.