Formatura da FECEM - 1970

1970

Em Maringá, o curso de Ciências Econômicas foi criado em 28 de agosto de 1959 por meio de uma lei estadual que instituiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (FECEM). Contudo, esta graduação só passou a funcionar em 1961. Dom Jaime Luiz Coelho, então bispo de Maringá, foi empossado como o seu diretor.

Inicialmente, a grade curricular contava com disciplinas de Matemática, Contabilidade, Direito, Ética e introdução à Economia. Dos 27 alunos que inauguraram aquela faculdade, 14 colaram grau em janeiro de 1965. Mas houve sequência, com outras turmas. 

O registro mostra a colação de grau dos formandos da FECEM em 1970, ano em que esta faculdade se uniu a outras instaladas pela cidade para oficializar a Universidade Estadual de Maringá, que havia sido instituída por força de lei um ano antes. 

Aquela formatura ocorreu em um dos salões de eventos do Maringá Bandeirantes Hotel, anteriormente chamado de Grande Hotel Maringá. 


Segundo informações obtidas com Nelson Camacho, um dos então acadêmicos, a mesa de autoridade foi composta por (direita para a esquerda): ADEMARO DA SILVA BARREIROS – Cadeira de Economia Política e que foi orador da turma (em destaque no terceiro registro); ZITSUO ASSAKAWA – Secretário da Faculdade; JOSÉ JAMES DA SILVEIRA – Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas; JOSÉ CARLOS CAL GARCIA – Reitor da UEM, que representou o então governador do Estado do Paraná, Paulo Pimentel. 

Atrás da mesa das autoridades, participam os demais professores. Coluna de cima, da esquerda para a direita: CÔNEGO BENEDITO VIEIRA TELLES – Cadeira de Sociologia; MINORU TAKAHASHI – Cadeira de Contabilidade Geral; EGAS ROSA SAMPAIO – Cadeira de Finanças; EURICO MATANA CAMBOIN – Cadeira de Economia Internacional; ELEUTÉRIO VASELAI – Cadeira de Macroeconomia. Seguindo a mesma ordem, em baixo: RICARTE OLIVEIROS DE FREITAS – Cadeira de Direito Constitucional; ARISTINO FLAUSINO TEIXEIRA DE ALMEIDA – Cadeira de Direito Usual e Legislação Aplicada; ADILSON IRINEU SCHIAVONI – Cadeira de Microeconomia; IRINEU SKRABA – Cadeira de Contabilidade Nacional.


Não puderam estar presentes os seguintes professores: AMAURI ANTONIO MELLER – Cadeira de Estatística; MIDUFO WADA – Cadeira de Matemática Financeira; ROBERTO MACEDO – Cadeira de Moedas e Bancos (São Paulo); SAID MANSUR HADDAD – Cadeira de História do Pensamento Econômico (São Paulo); OBERON FLORIANO DIETERT – Cadeira de Matemática; JOÃO CARLOS DE LUCAS – Cadeira de Direito Financeiro e Administrativo; PEDRO SUAKI – Cadeira de Administração; NEY MARQUES – Prof. Convidado de Desenvolvimento Econômico (Brasília DF).


Fontes: contribuição e acervo de Nelson Camacho / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.