Monumento ao Desbravador

1972


Inaugurado em 1972 (encomendado pelo então prefeito Dr. Adriano José Valente), o Monumento ao Desbravador foi feito pelo escultor Henrique Aragão e instalado na Praça Sete de Setembro (praça que ficou conhecida como Praça do Peladão).

Henrique Aragão falou sobre a peça à Adriano Valente:

"Um corpo imenso que procura o espaço infinito apoiado apenas pela planta dos pés. Esguio, ascético, puro, simples. Olhar no horizonte distante. Expressão de vitória consciente e sem soberba. Consciência simples do dever cumprido."

"Quando cheguei aqui só havia a floresta, dei meu sangue por esta terra. Construí. Dei condições para a vida de outros. Morri. Ressuscitei nos frutos da terra. Há em mim uma consciência clara do que fiz, mas sei também que tudo isso passa. Ficará apenas o amor que dei. Há em mim uma tensão imensa que me impede a procurar algo que transcenda os limites do meu ser. Ainda que inconscientemente luto pelo 'Alto', tenho sede do infinito."

"Estas seriam as palavras que o desbravador diria, se falasse. Isso eu quis dizer com ele. Da planta dos pés aos dedos crispados em direção ao céu."

Praça Sete de Setembro e o Monumento ao Desbravador, juntamente dos três machados estilizados - Provavelmente início dos anos 1980.

Fonte: Acervo Museu Bacia do Paraná - UEM / Currículo do Dr. Adriano José Valente / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.