7 de fev. de 2021

Pátio da CMNP - Anos 1980

Localizada no quarteirão que compreendia a rua Joubert de Carvalho e as avenidas Duque de Caxias e Tamandaré, a sede da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) mantinha nesse local diversos departamentos e atividades. 

Segundo consta, essa foi sua terceira sede em Maringá. A primeira teria funcionado ainda no núcleo pioneiro da cidade, que ficou conhecido como "Maringá Velho", ao longo da primeira metade da década de 1940. Impressionante que não há registros e imagens sobre esse prédio. 

Sua segunda sede foi inaugurada com o início das vendas de lotes na área mais à leste, no "Maringá Novo". Essa operou ao lado da praça Raposo Tavares até o final da década de 1940, quando a companhia construiu sua sede definitiva na esquina da então rua Bandeirantes (hoje Joubert de Carvalho) com a avenida Duque de Caxias. 


Na nova área, que ocupava quase um quarteirão, a colonizadora manteve os departamentos de vendas e topografia, escritório, oficinas e área para lavagem de veículos - onde ficava sua caixa d'água (primeira foto), além de depósito de sementes (segunda foto). 

A fachada do prédio foi parcialmente tombada em 2004. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário