15 de mar. de 2020

Pioneiro: Galileu Pasquinelli Filho


Galileu Pasquinelli Filho nasceu em 18 de setembro de 1924. Chegou a Maringá na segunda metade da década de 1940.


Como médico, atuou na cidade em um consultório que manteve na rua Octávio Periotto (foto), em frente ao então Grupo Escolar do Maringá Novo (hoje Escola Municipal Dr. Oswaldo Cruz). Ainda, participou como sócio fundador da Sociedade Médica de Maringá, em dezembro de 1949. 

Também foi um dos proprietários do Hospital e Maternidade São José, inaugurado no final da década de 1940. Localizado na avenida São Paulo, entre as ruas Santos Dumont e a então Aquidaban (atual Néo Alves Martins), foi o primeiro hospital a possuir aparelho de raio-X na cidade. 

Décadas depois, em uma parte do terreno onde funcionava o Hospital e Maternidade São José seria construído o então Aspen Park Shopping, chamado hoje de Maringá Park. Na outra área do terreno ficava o Hospital Modelo. 

O médico Galileu Pasquinelli Filho era casado com Guayres de Azevedo, com quem teve quatro filhos: Galileu Neto, Glauco, Gilberto e Gláucia. 

Pasquinelli faleceu aos 91 anos, em 20 de agosto de 2016.

Fonte: Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Blog do Rigon / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. Ele nasceu em 18 de outubro de 1924
    Chegou em 1949
    Na década de 60, foi construído o Hospital e Maternidade Modelo de Maringá (colocou esse nome porque havia solicitado na época um projeto no modelo americano, queria algo modernos)
    Depois que todos os filhos foram para faculdade de engenharia, na década de 70, resolveu fechar o então Hospital Modelo, fazendo a alteração para uma empresa chamada Irapuã Administradora de Imóveis, e transformou o Hospital numa galeria de escritórios e Lojas. Assim funcionou até que vei a possibilidade da construção de um empreendimento, que veio a ser o atual Maringá Park. Vale aqui destacar que quando o shopping foi construído, todos os terrenos foram incorporados, inclusive a área em que estava o antigo Hospital.
    Agradeço em nome da família, a bela lembrança
    Gilberto Pasquinelli

    ResponderExcluir