Páreo eleitoral municipal - 1960

1960

Nas eleições para prefeito de Maringá em 1960, concorreram o promotor João Paulino Vieira Filho, o industrial Vanor Henriques e o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada. 

João Paulinho (PSD) mantinha grande prestígio em toda região, desde quando atuou como promotor público e político em Mandaguari, na década de 1940; Vanor Henriques (UDN/PTB) era empresário de sucesso. Proprietário da Serraria São Sebastião, havia percorrido diversos países em busca de experiências diversas; o advogado Duque Estrada (PST) já havia sido vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal, e, de certa forma, colecionava dissabores em função de seu jeito peculiar de administrar conflitos. 



Próximo das eleições, que ocorreram em 3 de outubro de 1960, despontavam como favoritos João Paulino e Vanor Henriques. Deles, JP saiu vitorioso com 5.824 votos contra 5.485 votos conquistados por Vanor Henriques e 2.080 votos de Duque Estrada.

A disputa foi acirrada. Ao abrir as urnas de Maringá, a vitória estava com o candidato da UDN. Somente após a apuração das urnas de Ivatuba, Floresta e Floriano, que o PSD conquistou aquela disputa. Essa polêmica ainda gera debates nos dias de hoje. 

A eleição mais disputada da história foi analisada pelo historiador Reginaldo Benedito Dias:

"A Lei estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, havia promovido nova subdivisão territorial no Paraná. No município de Maringá, implicou a emancipação dos distritos de Ivatuba, Floresta e Paiçandu (Floriano também estava naquele pacote, mas sua emancipação foi revertida), cujas eleições para prefeito realizaram-se, porém, em novembro de 1961. 

Nesse intervalo, ocorreu a eleição para prefeito de Maringá. Na totalização final, foram computados os votos dos antigos distritos. Sem esses votos, as urnas favoreciam o candidato da UDN, que manteria uma vantagem de 87 votos. Computados aqueles votos, João Paulino venceu com estreita vantagem de votos."

Fonte: Livro - Da arte de votar e ser votado, de Reginaldo Benedito Dias / O Jornal de Maringá - 3 de agosto de 1960 e 19 de agosto de 1960.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.