16 de nov. de 2019

A chegada dos esportivos SP1 e SP2 - 1972


Em julho de 1972, a Somaco S/A apresentou ao grande público o mais recente lançamento da Volkswagen da época: os esportivos SP1 e SP2. 

A imagem mostra a grande movimentação de pessoas interessadas no interior da concessionária, em Maringá

Segundo o site São in Foco Paulo:

"O modelo SP foi oferecido em 44 cores, sendo 12 metálicas e, de maneira geral, não foi muito bem recebido por suas deficiências. Ele chegava a “apenas” 154 km/h e demorava 17 segundos para chegar a 100 km/h.  Entretanto, pelo seu belo desenho, conquistou muitos fãs e é lembrado até hoje como um charmoso veículo do passado. Apesar de agradar os olhos do público, o veículo também tinha problemas. Os consumidores costumavam dizer que o freio era muito fraco para o carro e que a traseira “saía” muito durante a direção."

Quanto ao folclore do nome, o mesmo site destaca:

"Segundo a Flatout, existem duas razões para essa sigla. A primeira seria a de que a Volks quis homenagear o estado e a cidade de São Paulo e, portanto, adotou a sigla “SP” como forma de executar esse desejo. A segunda versão é a de que SP poderia significar Special Project ou Sport Prototype, sendo apenas uma coincidência o SP."

Fonte: Folha do Norte do Paraná - 19 de julho de 1972 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário