1 de set. de 2019

Pioneiro: Michel Felippe

Michel Felippe chegou a Maringá em fevereiro de 1953, quando se tornou proprietário do Hospital Santa Lúcia, onde permaneceu durante dezesseis anos com uma das maiores clínicas cirúrgicas da região. 

Nascido na capital paulista em 1º de outubro de 1923, Michel Felippe é filho de Felipe Felício e Anna Felippe. Casado com Gedir Mendonça Costa Felippe, tem quatro filhas: Nádia, Rosane, Denize e Giselli.

Além de médico, Michel Felippe foi empresário não só em Maringá, mas também no Rio de Janeiro. Em Maringá foi diretor-presidente da SOMACO S/A (revendedor de veículos da marca Volkswagen). No Rio foi diretor-financeiro da Organização Tudauto S/A (revendedor de veículos da Mercedes Benz) e sócio-gerente da Casa de Saúde Gabinal Ltda. 

Michel Felippe se formou pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1950. Fez residência na Santa Casa do Rio e cursou especialização em cirurgia plástica geral e reparadora com o professor Ivo Pitanguy. 

Sua participação comunitária em Maringá foi sempre das mais marcantes. Foi fundador do antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN), onde atuou como presidente, sócio-fundador e também presidente no Country Clube, fundador da ANPR, entre outras participações. 

No Rio de Janeiro frequentava o Clube Caiçara e o Iate Clube. Em Maringá, estava sempre reunido com amigos no Clube Hípico. 

Em Maringá, Michel Felippe desempenhou a medicina ainda em uma cidade pioneira, limitada a tudo. Atendeu desde pacientes com picadas de cobras até os casos mais complexos, que exigiam procedimentos cirúrgicos. 

Tem mais informações sobre este pioneiro? Deixe um comentário. 

Fonte: Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário