Enquanto muitos discutem a implantação de um novo Terminal Multimodal no centro de Maringá, os mais saudosistas se lembram que este tema muito debatido já havia sido resolvido no passado.
A partir do projeto de Jorge de Macedo Vieira, a cidade reservou um espaço para a construção estratégica que pudesse abrigar sua Estação Ferroviária. Anos mais tarde, o então prefeito Américo Dias Ferraz resolveu construir a Estação Rodoviária nas proximidades deste local. Ambos os espaços foram utilizados para transporte de cargas e passageiros.
Ainda, entre estes dois espaços, dado a grande movimentação de pessoas, uma praça foi construida: Praça Nações Unidas - Baluarte da Paz, nome que ganhou em 1970.
É sabido que a cidade cresceu com índices acima do esperado, mas tais espaços poderiam ter sido mantidos para sua reutilização. Nada mais justo com quem sugeriu esta inovação 66 anos atrás.
Fonte: Museu Bacia do Paraná (UEM) / Acervo Maringá Histórica.
Agora, vem a pergunta: Quem é mais inteligente, o criador disso tudo, para a implantação da cidade, ou os espertos" prefeitos" que se sucederam até acabar com todos esses espaços, inclusive os demais marcos históricos?
ResponderExcluirO projeto original do jorge macedo vieira não previa essa conjugação. Tinha como base apenas a ferroviária, que seria localizada no extremo do eixo monumental.
ResponderExcluirInicialmente, a rodoviária estava prevista para ser instalada na praça onde se localizava o fórum, no centro cívico.
Quem colocou a rodoviária nas imediações da praça raposo tavares foi o prefeito américo dias ferraz, à revelia da vontade da Companhia Melhoramento.
reginaldo dias
Concordo em parte. Tenho fotos, inclusive o João Laércio compartilha do mesmo pensamento, que prova que funcionou em caráter provisório uma pequena rodoviária na Praça Raposo Tavares, entre os anos de 1957-1962 (até a inauguração da nova estrutura).
ResponderExcluirTodo caso, foi corrigir a informação.