17 de out de 2012

Avenida Getúlio Vargas - Década de 1970

Esquina da Avenida XV de Novembro com a Avenida Getúlio Vargas, possivelmente, no início da década de 1970.

À esquerda, o Edifício Maria Tereza. Um dos maiores marcos da contrução civil até aquele período, pois foi o primeiro com mais de três pavimentos a ter sua construção autorizada pela prefeitura, em 1961: 15 andares e 91 apartamentos (incluindo alguns duplex) em uma área de 12 mil m². Sua conclusão ocorreu no final de 1965.

À direita, constata-se que o prédio da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, inaugurado em 1975, ainda nem estava em construção. Naquele terreno, a nossa primeira Prefeitura funcionou até a gestão do prefeito Dr. Adriano José Valente (1969-1972). Vale ressaltar um relato interessante sobre essa estrutura: segundo Adriano Valente, então prefeito, uma das paredes de seu gabinete era atingida pelos raios do sol durante, praticamente, o dia todo. Isso fazia que sua sala atingisse temperarutas muito elevadas. De antemão, o Executivo providenciou a aquisição de um ar-condicionado para a sala do prefeito. Não deu outra, a população criticou muito aquela atitude.

Fonte: Museu Bacia do Paraná (UEM) / Acervo Maringá Histórica / Entrevista de Adriano José Valente cedida ao autor em fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário