4 de jul de 2011

1º Usina Elétrica da Copel no Paraná

Eis o galpão onde funcionou a 1º Usina Elétrica de Maringá. O local foi inaugurado em maio de 1953 e foi o embrião que veio a se transformar na Companhia Paranaense de Energia, a COPEL.

O prédio, apesar de não estar bem conservado, ainda existe e deveria, sem dúvidas, ser tombado como um patrimônio material do estado.

Possivelmente, a piscina da Usina.

Onde fica? No interior da Escola Estadual Maria Goretti na Rua Quintino Bocaiúva.

Mais informações sobre a inauguração desta estrutura? Clique AQUI.

Fonte: Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Entre 1.955/1.958 ou um pouco mais, o escritório da Copel em Maringá ficava na Av. Herval, mais pro lado da esquina da Rua Santos Dumont. Eu tinha uns 15 anos de idade e, por ser datilografo acima da média, fui contratado para "bater" à maquina as faturas de consumo de energia. O Doutor Parigot de Souza foi o grande heroi da fase inicial da COPEL. Nesse prédio da foto, Miguel, funcionavam dois gigantescos motores a diesel que faziam os geradores funcionarem para o fornecimento da energia elétrica incipiente de Maringá. Os mecânicos quase que podiam ficar em pé dentro deles para a realização de reparos. De fato foi a partir de Maringá que a COPEL atingiu o patamar tecnológico na geração de energia elétrica que hoje possui. Esse registro feito por você agora, é simplesmente incrível e dos mais reveladores da historia de Maringá. Parabéns por ter conseguido essa foto. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa Miguel: O Posto Maluf é quem fornecia o óleo diesel para a COPEL. O proprietário dele, Sr. Alfredo Maluf era um apaixonado por Maringá, pois, mesmo quando a COPEL não tinha dinheiro para comprar o óleo diesel para os seus motores, ele fornecia assim mesmo. Quase ninguém sabe, o que é lamentável, mas, não fosse ele e a COPEL não seria o que é hoje. Ela teria falido logo no inicio. Ou melhor, teria nascido morta. Pena que nunca renderam a ele as homenagem que ele merece e também à sua família, um homem extraordinário sob todos os aspectos.

    ResponderExcluir