29 de abr de 2011

Frente Agrária Paranaense - 1961

Por meio dos bispos de Maringá (Dom Jaime Luiz Coelho), de Jacarezinho (Dom Geraldo de Proença Sigaud) e de Londrina (Dom Geraldo Fernandes) foi organizada a Frente Agrária Paranaense (FAP). Houve ainda o empenho das dioceses de Campo Mourão e Jacarezinho.

O lançamento da FAP aconteceu no dia 13 de agosto de 1961. Após uma missa campal na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória (atual Catedral), com mais 10 mil pessoas, ocorreu um churrasco e um desfile de carros alegóricos pela Avenida Brasil: caminhões, tratores, colheitadeiras, homens e mulheres.

Um dos momentos do desfile.

Um dos objetivos da FAP foi a formação de sindicatos sob orientação cristã, assistência educacional, médica, religiosa e moral. Além, é claro, de confrontar o 2º Congresso de Lavradores e Trabalhadores Rurais do Paraná, que contou com a presença de Francisco Julião, então presidente das Ligas Camponesas de Pernambuco e um dos principais líderes da esquerda do país.

Um dia depois, a 14 de agosto, ouve um confronto entre a polícia e os prestigíadores da FAP, representantes da comunidade cristã.

Em breve postarei as fotos desse embate.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Museu CESUMAR / Contribuição de Roberto De Paula / Contribuição de Reginaldo Benedito Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário