Interior da Cafeeira Santa Luzia - 1960

1960

As cenas mostram o dia a dia da Cafeeira Santa Luzia de propriedade de um dos homens mais polêmicos da história de Maringá, Américo Dias Ferraz.

Vemos o "saqueiro" de café em coco atuando nas bicas da máquina:


Na sequência, um classificador de café preparando os grãos já torrados para a degustação e qualificação:



O leitor anônimo dá a contribuição - (...) a primeira máquina destinava-se ao benefício do café em coco (ainda existem essas maquinas e em funcionamento), com seus tipos saindo através das "bicas". Esse "saqueiro" (assim eram chamados) colocava os sacos em cada uma das "bicas" e acompanhava seu enchimento para depois serem pesados. O Peso de cada um deveria ser de sessenta quilos. Já a máquina vista na segunda foto realmente mostra torradores (elétricos). Eram para análises. O café tinha um ponto de torrefação ao qual, depois, era acrescentado água quase fervendo para que um conhecedor de "bebida", na base da colher, pudesse fazer a análise do tipo proporcionado pelo lóte examinado. O resultado podia dar "café mole", "café duro" ou café riado. Tinha outros tipos. Algumas cafeeiras até embalavam e vendiam esse café, Mas, como não era inteiramente torrado (ficava só amarronzado) como conhecemos hoje, não servia para ser comercializado. Maringá tinha boas torrefações de café. a do Zé Café era uma delas. Também a do "Arlindo" era bem conhecida, ao lado das demais. Cheguei a fazer esse trabalho. Era muito dificil e sempre queimava a língua. Um coisa terrível!!!

Fonte: Acervo do IBGE / Fotos de Tibor Jablonsky / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.