16 de dez de 2010

Inauguração - Campo de Aviação - 1949

Terraplanagem no campo de pouso.

Apesar de aviões de pequeno porte já estarem pousando em Maringá desde 1947 em campos improvisados, em 1948, a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) executou o projeto de terraplanagem das três pistas projetadas por Jorge de Macedo Vieira. A Pista I não foi efetivada. A Pista II foi concluída, mas, não foi muito utilizada, pois, oferecia demasiado perigo aos pilotos por seu eixo estar justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava os pousos e decolagens. A Pista III acabou se tornando na oficial.

Avião durante as festividades de inauguração.

Com isso, este campo de aviação (Pista III) foi efetivamente inaugurado a 18 de setembro de 1949. A CTNP entregou o aeroporto à cidade, ainda distrito de Mandaguari. O evento ocorreu no próprio local, com demonstrações de pousos e decolagens. Na mesma noite, um baile na Sede Social do Aero Clube de Maringá encerrou as festividades (Avenida São Paulo).

Autoridades presentes: (3) Brigadeiro Samuel Ribeiro (FAB) e (2) Hermann Moraes Barros (CTNP)

Fonte: Tese de Mestrado: O aeroporto e os fluxos aéreos no contexto da formação do espaço urbano regional - O caso Maringá-PR - Renato César Marques / Acervo Maringá Histórica.

4 comentários:

  1. Miguel

    Nessa época não era mais a CTNP e sim a CMNP. O nome foi oficialmente mudado em 1944.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, não foi não. O nome foi mudado só em 1951.

    Em 1944 o grupo de empresários brasileiros adquiriram a Companhia de Terras dos ingleses, mas mantiveram o nome até 1951. Inclusive, o gerente, Arthur Hugh Miller Thomas, ficou na chefia até 1949, só depois, Hermann Moraes Barros assumiu o cargo de Diretor Gerente. Na época das imagens desta postagem, ele (Hermann) estava sempre próximo dos negócios devido ao seu pai, Adhemar de Barros, que foi presidente da CTNP.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, na realidade o Hermann não era filho do Adhemar de Barros, mas sim do Antonio Moraes Barros.

    ResponderExcluir