
O formato do prédio ainda é basicamente o mesmo. Hoje, no local, funciona a Pita Calçados. Mas, anteriormente, o que teria sido?
Salvo engano, foi uma Casa de Ferramentas.
------
O leitor José Flauzino dá a contribuição - (...) ali atendeu por muito tempo a Casa de Carne Central, ou Açougue Central.
O leitor Aloísio também deu a contribuição - De fato foi uma loja de ferragens, que era de um senhor de origem japonesa. Posteriormente, funcinou o Açougue Central, cujo início deu origem ao hoje falecido Frigorífico Luso Brasileiro Central. Os proprietários eram Joaquim Duarte Moleirinho e Joaquim Caetano. Não sei dizer se após a saída do açougue veio a loja de calçados.
O leitor Marco Antonio Deprá também lembra - Tratava-se da "Casa de Ferragens Irmãos Imai".
Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
Não sei se foi para este fim, contudo ali atendeu por muito tempo a Casa de Carne Central, ou Açougue Central. Era uma forma do Frigorífico Central comercializar no varejo a sua produção.
ResponderExcluirDe fato foi uma loja de ferragens, que era de um senhor de origem japonesa. Posteriormente funcinou o Açougue Central, cujo início deu origem ao, hoje falecido, Frigorífico Luso Brasileiro Central. Os proprietários eram Joaquim Duarte Moleirinho e Joaquim Caetano.
ResponderExcluirNão sei dizer se após a saída do açougue veio a loja de calçados.
Caro Miguel,
ResponderExcluirTratava-se da "Casa de Ferragens Irmãos Imai".
Abraços
Deprá
madepra@uol.com.br
Olá Deprá, pois é, eu não me lembrava do nome, pois vi esta referência no livro do Edgar. Ele retratou o local de uma visão diferenciada.
ResponderExcluirObrigado.
Caro Miguel,
ResponderExcluircomo essa casa comercial está intimamente ligada a história de minha família, se for de seu interesse, posso lhe disponibilizar a história e as datas reais.
atenciosamente,
Olga Moleirinho
Prezada sra. Olga,boa tarde
ExcluirGostaria muito da história de sua familia,fui morador e meus pais residem até hoje em Santo André,no Jardim Cambui, recordo que quando criança delirava com as carretas do Frigorifico Central- Ituiutaba, as Mercedes e ainda as festas que sr. Joaquim promovia a seus funcionários, na rua em que eu morava eram vários.Se puder enviar para o meu e mail agradeceria. gambera.alexandre@gmail.com
Prezada sra. Olga,boa tarde
ExcluirGostaria muito da história de sua familia,fui morador e meus pais residem até hoje em Santo André,no Jardim Cambui, recordo que quando criança delirava com as carretas do Frigorifico Central- Ituiutaba, as Mercedes e ainda as festas que sr. Joaquim promovia a seus funcionários, na rua em que eu morava eram vários.Se puder enviar para o meu e mail agradeceria. gambera.alexandre@gmail.com
A melhor mortadela que existiu foi a do Frigorífico Central, nunca mais conheci outra que chegasse aos pés...
ResponderExcluirJosé Andrade
Curitiba
Concordo com você em gênero, número e grau!!! Nasci em Jacarezinho, mas fui criado em Maringá. Morei muitos anos na Vila Operária (São José Operário), na Avenida da Laguna, em frente ao Bosque , que hoje é chamado "Parque do Ingá". Minha casa ficava logo depois da esquina com a Avenida Riachuelo, bem em frente onde havia uma estrada boiadeira, por onde desciam as boiadas que iam até ao matadouro. Se não me engano, nessa época o Frigorífico Luso-Brasileiro Central Ltda funcionava lá, perto do matadouro, onde fabricavam essa mortadela maravilhosa, cujo sabor e textura jamais encontrei igual em lugar nenhum do Brasil!!! Na Avenida Brasil funcionava o açougue e frigorífico para as vendas no varejo,pelo menos é o que minha memória de 65 anos e 200 Kbytes se lembra...RSSSSSSS!!!!!!
ExcluirA melhor mortadela que existiu foi a do Frigorífico Central, nunca mais conheci outra que chegasse aos pés...
ResponderExcluirJosé Andrade
Curitiba
Eu nasci em Maringá, gostaria de saber o que aconteceu com o Frigorífico Central, pois hoje moro em São Bernardo do Campo e eles tinham uma filial em Santo André. Obrigado
ResponderExcluirFaliu...infelizmente...eu nasci e cresci nas casas que o frigorifico disponibilizava para os funcionarios...
ExcluirGostaria de conhecer a história também Olga diz como consigo achar ou manda e-mail para Francielilima@hotmail.com.br
ResponderExcluir