CEASA - Década de 1980

1980

No ponto mostrado na foto, atualmente funciona o Shopping Avenida Center.

Em 15.04.1958, por meio da Lei nº 84/1958, o Município foi autorizado a contratar a Construtora Linhares Ltda., de São Paulo, para edificar o prédio onde seria instalado o Mercado Público Municipal de Maringá. O prédio nunca foi efetivamente finalizado para este objetivo.

O então prefeito Silvio Barros buscou que a então Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL), atual CONAB, fosse instalada em Maringá, nesta estrutura. Isso aconteceu em maio de 1975. O mercado varejista acabou se transformando em uma Central de Abastecimento (CEASA de Maringá). O CEASA foi transferido em 1986 para as atuais instalações.

----

O leitor Marco Antonio Deprá dá sua valorosa contribuição: 

Na verdade, este prédio nunca abrigou um Mercado Público Municipal.

Em 15.04.1958, através da Lei nº 84/1958, o Prefeito Américo Dias Ferraz foi autorizado a contratar a empresa Construtora Linhares Ltda., de São Paulo, para edificar o prédio que seria destinado ao Mercado Público Municipal de Maringá.

As obras deveriam estar prontas num prazo de 18 meses depois da assinatura do contrato entre o Município e a Construtora.

Um artigo do periódico “Jornal de Maringá”, de 08.04.1960, informa que credores entraram com pedido de falência contra a construtora, por falta de pagamento. Nessa época as obras estavam adiantadas. A partir de então, a construção foi interrompida.

Lembro-me, quando criança, do prédio abandonado, cercado com tábuas largas. O mato tomava conta do lugar. A criançada da redondeza brincava de “bang-bang” nas ruínas.

Nos fundos do terreno, onde hoje “ainda” fica a Rua Amadeu Progiante, havia um barraco onde morava uma família que cuidava do lugar. Não tinham água encanada. Um carro-pipa da prefeitura abastecia de água alguns tambores, para consumo das pessoas.

Acredito que tenha sido na gestão do Prefeito Luiz Moreira de Carvalho (14.12.1964 a 31.01.1969) ou na gestão de Adriano José Valente (01.02.1969 a 31.01.1973) que, no pavilhão principal do edifício, foi improvisado um Ginásio de Esportes – o primeiro de Maringá.

A entrada do “Ginásio” era pela Av. São Paulo. A quadra (ou cancha) era de concreto e as arquibancadas de madeira. Os banheiros eram toscos.

Nesse “Ginásio” assisti a algumas partidas do Campeonato da Divisão Especial de Futebol de Salão de Maringá. Um luxo! Um tempo depois, o Maringá Clube inaugurou seu Ginásio, que então passou a ser utilizado pela Liga de Futsal, Jogos Abertos, Show, etc.

Foi ainda nesse “Ginásio” da Avenida São Paulo que aconteceu um grandioso show de “Os Incríveis”, grupo musical de sucesso do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.

Lembro-me, também, de uma edição da “Feira de Ciências”. A Prefeitura fez algumas benfeitorias na parte externa do edifício para possibilitar que os alunos montassem suas “experiências”.

Foi durante o governo do Prefeito Silvio Barros (01.02.1973 A 31.01.1977) que o Município fez gestões junto ao Governo Federal para que a COBAL instalasse uma unidade no local, o que acabou ocorrendo no dia 1º de maio de 1975.

A unidade iniciou como um Mercado Varejista e acabou transformando-se e uma Central de Abastecimento. Foi a primeira unidade do órgão no Estado do Paraná.

Com o desenvolvimento do município, a região central da cidade passou a não mais comportar o movimento de caminhões e pessoas que transitavam pelo local, na esquina da Av. São Paulo e Mauá.

Em 15.08.1987, o Mercado Atacadista de Maringá foi inaugurado, instalado na PR-317, Km 6,5 saída para Campo Mourão.

No local da antiga COBAL foi instalado o Shopping Avenida Center, inaugurado em 10.11.1989, inicativa do Grupo Ingá Empreendimentos.

Fonte: www.ceasa.pr.gov.br / Acervo Revista Tradição / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.