Colégio Marista de Maringá

1951

Sua pedra fundamental foi lançada a 9 de setembro de 1951. Menos de um ano depois, a 10 de maio de 1952 (no 5º aniversário de Maringá) o Ginásio Maringá foi inaugurado. Dois anos depois, em 23 agosto, a direção do estabelecimento de ensino ficou sob a responsabilidade da Mitra de Jacarezinho-PR (Dom Geraldo de Proença Sigaud).


Desfile do Ginásio Maringá na Avenida Brasil

Somente em 9 de dezembro de 1957, o Ginásio Maringá se tornou propriedade da Associação Brasileira de Educação e Cultura (Congregação dos Irmãos Marista).

O ano de 1963 foi marcado pelo início da construção de sua nova sede na Avenida Tiradentes com a Rua Pe. Marcelino Champagnat. Este projeto foi coordenado pelo Irmão Ernesto Panini.


Novas instalações do Colégio Marista

No ano de 1969, os cursos mistos disponibilizados eram: Pré-primário e Primário; Admissão ao Ginásio; Ginasial; Colegial Científico; Colegial Comercial e Contabilidade.

-----------------------------

O amigo e leitor do blog, Dr. Aloysio de Lima Bastos, dá sua contribuição: [...] Dom Geral de Proença Sigaud foi quem comprou da Companhia as três primeiras datas na Avenida Tiradentes, onde construiu o Colégio Marista. O pagamento foi feito em três notas promissórias de igual valor. [...] Quando do vencimento da última, ele pediu ao Ângelo Planas, que era o avalista, que saldasse a dívida. Foi atendido prontamente. Isto me foi contato pelo próprio Ângelo Planas. [...]

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Anuário de Maringá - 1969.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.