11 de mar de 2010

Pioneiro: Ubirajara de Araújo Pismel

Ubirajara de Araújo Pismel nasceu em Curitiba em 1929. Era conhecido como “Bira” pelos amigos. Antes de migrar para Maringá, ficou em Londrina por um período, onde se tornou revendedor da marca Ford, juntamente de seus irmãos: Basílio, Manoel Mário e Maria Aparecida.

Chegou em Maringá em 1951, onde se tornou um dos responsáveis pela introdução dos automóveis Ford no interior paranaense. A Pismel Maringá, que ficava entre as Ruas Piratininga e Herval, tomava uma área de quase um quarteirão com seu salão de carros de frente para a Avenida Brasil e oficina nos fundos, de frente para a Rua Joubert de Carvalho. Além dos automóveis, o Grupo Pismel se destacou com a comercialização de caminhões e tratores Ford.

Ubirajara assumiu a 10ª gestão da Associação Comercial de Maringá (1970-1971) em 10 de janeiro de 1970, após concorrer em um “Bate Chapa” com Ardinal Ribas. Em sua presidência, os diretores da entidade foram diversas vezes para a capital paranaense para propor projetos em prol da cidade. Além de ter abordado diversos temas sobre a segurança, que culminou no surgimento do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá na década seguinte (AQUI, detalhes da tranmissão da presidência da ACIM em 1972).

Foi nessa época que a diversificação de produtos agrícolas foi ampliada. Esse importante detalhe, impactou positivamente para todo o comércio da cidade, inclusive para seu ramo. Outro item que auxiliou no aquecimento do comércio, foi a implantação efetiva da Universidade.

Na década de 1980, Ubirajara deixou a sociedade com os irmãos, mas manteve contato com a Ford em uma empresa de consórcio. Também tomou como responsabilidade uma fazenda no Mato Grosso do Sul.

Durante toda a vida em Maringá, morou na mesma casa na Zona 2. Bira faleceu em 20 de agosto de 2009.

Fonte: Acervo MAringá Histórica / Centro de Documentação Luís Carlos Masson

Nenhum comentário:

Postar um comentário