Poucos sabem, mas a Rádio Cultura surgiu oficialmente em 16 de novembro de 1949. A empresa foi resultado do envolvimentos dos empresários José Medeiros da Silveira, Odwaldo Bueno Netto, Amadeu Vuolo e Átila de Souza Melo. Infelizmente, naquele momento, o grupo empresarial não conseguiu concretizar a transmissão por falta de estrutura. O contrato inicial foi quebrado em 19 de janeiro de 1950.
O radialista Samuel Silveira, profissional do rádio, adquiriu alguns equipamentos e um gerador em 1950. Assim, iniciou a reestruturação da Rádio Cultura. Um ano depois, a 15 de junho, esta Rádio fez sua primeira transmissão.
Quem ficou responsável pela montagem e manutenção da Rádio foi o conhecido Francisco Dias Rocamora. Ele foi quem disse as palavras da primeira transmissão "Senhores, Senhoras, esta é a ZYS-23, Rádio Cultura de Maringá, em 1520 kHz, inaugurando as atividades". Rocamora também foi locutor esportivo.
A primeira instalação ficava na Avenida Herval em um quarto de madeira com 36 m quadrados. A antena, neste período, ficava no interior da atual Universidade Estadual de Maringá.
Devido a falta de energia elétrica, a Rádio Cultura instalou ao longo da Avenida Brasil alto falantes, trecho que as pessoas sentavam para ouvir. Os programas eram 100% ao vivo, isso atraía ainda mais o público. Dos primeiros locutores: Aloysio Raphael Barros (Barrinhos), Dirceu Fernandes de Souza e Thomás de Aquino Negreiro.
Em 1953 a Rádio Cultura construiu um auditório para abrigar um número considerável de espectadores., além ampliar sua estrutura Um dos programas de auditório mais famosos foi o "Clube do Caçula".


-----------
Atualmente a Rádio Cultura AM pertence ao Grupo O Diário do Norte do Paraná.
Fonte: Acervo Rádio Cultura / Acervo Maringá Histórica / DPH - Secretaria Municial de Cultura de Maringá / A história do Rádio em Maringá - Dra. Ana Paula Machado Velho
O nome correto do Barrinhos, um dos primeiros locutores da rádio cultura, é Aloysio Raphael Barros. Ele é pai do Alexandre Barros e do Marcos Barros, da Rádio Maringá FM e hj reside em Nova Esperança.
ResponderExcluirMeu nome é Wagner Roberto BATISTA FRANCOTTI, filho do JOÃO BATISTA FRANCOTTI, radialista em Maringá por um bom tempo, nasci em 1956...no local aonde ficou um bom tempo a PRODOSCIMO..depois mudamos para Paranavai e retornamos a Maringá aonde fomos morar no "transmissor" da Rádio Cultura..acho q lá pelos anos de 65/68, q ficava atras de uma rodovia..tenho fotos irei enviar..um abraço
ResponderExcluir