24 de jan de 2010

Pioneiro: Américo Marques Dias

Proveniente de Portugal chegou ao Brasil em 1939. Casou-se com Luiza Martins. Dez anos depois, veio para Maringá para gerenciar a Dias Martins S.A. Mercantil e Indústrial, que ficava localizada na Avenida Carneiro Leão esquina com a Avenida Paraná.

Dias Matins S.A. em 1953

Auxiliou na fundação da Associação Comercial de Maringá - ACIM (12/04/1953), a qual foi o primeiro presidente, sendo reeleito para o segundo mandato.

A ACIM criou em homenagem a seu primeiro presidente a Comenda Américo Marques Dias, a qual é considerada a honraria máxima da entidade. Esta é outorgada a pioneiros de destaque de Maringá.

Faleceu em dezembro de 2007 na capital paranaense.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Centro de Documentação Luís Carlos Masson / Maringá Ilustrada - Agosto de 1957 / Maringa.com

2 comentários:

  1. Dias Martins. Comércio pioneiro, mas, mas...., amanheceu e não anoiteceu na cidade. Tempos depois surgiu o famoso Shopping Eldorado em São Paulo, que se espalhou pelo Brasil e foi comprado, em parte, pelo Carrefour..., com a mesma família! Desculpem-me, porém, só serei maledicente se eu estiver enganado. Mas, gente daquela época, acho, deve se lembrar do episódio. É, assim mesmpo..., também no pioneirísmo tem dessas coisas. Aliás, certamente os serviços do Cartório de Protesto de Maringá foi inaugurado por algum pioneiro, como não poderia deixar de ser, não?

    ResponderExcluir
  2. O que esse anônimo disse é a mais pura das verdades. Eu vivia em Maringá quando isso ocorreu. Tem gente falando sozinha até hoje em razão dos prejuizos que sofreu. Mas, não se pode esquecer que também tem empresarios bem "sucedidos" e famosos em Maringá, que ficaram ricos graças às suas grandes e mirabolantes malandragens, e que vivem sendo homenageados pela imprensa local.

    ResponderExcluir