18 de dez de 2009

Praça Napoleão Moreira da Silva - 1961

Na imagem vemos a Avenida Duque de Caxias ainda em paralelepípedo, sob o plano de fundo da Praça Napoleão Moreira da Silva, além é claro do Ford 1951 Custom 4 portas. Mas recuado, a Sede da Prosdócimo, o Hotel Aliança. Ainda é possível ver o letreiro da Hermes Macedo S.A.

Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico - Secretaria Municipal de Cultura / JC Cecílio (consideração no carro).

3 comentários:

  1. J Carlos Cecilio18/12/2009 06:57

    Belas e interessantes fotos antigas!
    O automóvel acima não é um Gordini, mas um Ford 1951 Custom 4 portas, muito comum e popular na época. (Não é do meu tempo!)

    Mas, como estou pesquisando os meios de transportes das décadas de 40,50 e 60 que circularam em Maringá, estou ligado neste assunto. Em breve terei muitas surpresas.

    Parabéns pelo depoimento na Tv Girafa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado JC.
    Sobre o Gordini foi um pitaco do Prof. Reginaldo, vi umas fotos e realmente se parecem.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, de perfil do carro lembra sim o Gordini (Willys / Renault), que as dimensões sào bem mais reduzidas.

    Curiosidade do Dauphine - Gordini :
    Renault Dauphin só veio a ser conhecido entre nós após sua naturalização como brasileiro. Isto ocorreu em outubro de 1959 quando a Willys Overland do Brasil começou a produzí-lo, já com um elevado índice de nacionalização, lançando como Dauphine 1960. O Dauphine representava uma feliz transição entre o Renault 4c, o menor e mais popular automóvel da Régie Renault, e o Frágate seu maior e mais luxuoso modelo. Foi criado na França em 1951 como sendo um veículo econômico, popular, confortável, rápido e principalmente barato. Em março de 1959, a Willys do Brasil anunciou a produção do Dauphine com um investimento de 12 milhões de dólares (sob licença da Renault).

    ResponderExcluir