5 de ago de 2009

História Retórica I - Avião internacional (2009) x Locomotiva (1954)

A notícia de que o primeiro avião internacional de cargas pousará em Maringá no próximo dia 11, às 14h00, nos remete a memória da inauguração da Estação Ferroviária em 31 de janeiro de 1954, quando a locomotiva 608 – Maria Fumaça, chegou ao local.

O burburinho nos idos da década de 1950 foi gigantesco para a cidade recém nascida. Depoimentos indicam que mais de quatro mil pessoas lotaram a estação e seu pátio de manobras para constatar a modernidade da época. Os cerialistas bancaram muita cerveja e churrasco para os presentes, visto o grande benefício desse novo veículo de escoamento para seus produtos.

Aproximadamente 55 anos após a inauguração da Estação Ferroviária, inauguraremos o transporte de cargas internacional no Aeroporto Sílvio Name Júnior, com o voo Miami-Maringá. As entidades de classe estão engajadas para que o público prestigie.

O interesse nesse resgate e exercício de comparação histórica, é que em ambos os casos o empresariado e classe executiva aguardavam ansiosos os feitos. No entanto as massas foram e estão sendo envolvidas, para dar ganho e peso nos eventos que sem dúvida, fazem parte da história de Maringá. O detalhe final a ser ressaltado é que a primeira locomotiva não chegou efetivamente em 1954, mas no ano anterior para trazer os funcionários da estação. E que também outras aeronaves internacionais de menor porte já aterrizaram em solo maringaense.

Fonte: Um trem chamado: Maringá (monografia do autor - junho 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário