24 de ago de 2009

Casas de Alvenaria

Pegando a ideia do JC Cecílio e do Kimura, onde falam sobre as casas de madeira ainda remanescentes da Maringá dos primórdios. Abordarei aqui o tema das casas de alvenária na "Maringá ainda incerta" das décadas iniciais.

1950 - Zona 1

1950 - Vivenda Antonieta (atual Restaurante Baco)
Na época propriedade do corretor da CMNP, Sr. Milton Campos. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo Silvio Barros. Quando Ricardo Barros estava sob o comando de Maringá, tentou adquirir o imóvel para constituir o Museu Municipal, mas não logrou êxito, devido ao alto custo solicitado.

Casa de Alfredo Nyffeler (Dir. CMNP) - Avenida Brasil (atual Banco Real e Ed. Shimabokuru)

Década de 1950 - Casa na praça da Catedral

Fonte: Maringa.com; maringaense.com.br; Departamento de Patrimônio Histórico de Maringá; Acervo - MUB.

7 comentários:

  1. Miguel
    Eu ia fazer uma pergunta mas ela ja está respondida lá no começo da página. Se você conhecia JC Cecílio, o que ele é de Antoninho Cecílio, pai da Nanci e amigo de meu pai? Me dirigí diretamente a ele outro dia, mas ele ficou em silêncio e não me respondeu....porque?
    Cirlene

    ResponderExcluir
  2. Miguel, muito bom teu resgate.
    A Vivenda Antonieta pertence a família Campos, conheço as irmãos Annayara e Cibele, que estão na luta organizada pela preservação da natiga Rodoviária (estou nessa também!).

    abraços.


    Cirlene,
    Sou o José Carlos Cecilio, sou primo (de 2. grau) da Nanci, irmã do Luis Carlos.
    Quando falou comigo? Não me lembro, desculpe-me.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos Hallay Cecílio08/01/2010 19:14

    Meus caros amigos,
    morei em Maringá desde 1962 e vio muita coisa acontecer por aí!
    Hpje radicado em Brasília, que meus pais ajudaram a construir, sintp falta do convívio deste pessoal, principalmente dos tempos da Confeitaria Nápoles e do "O Jornal" onde atuei comp colunista estudantil.
    Lembro dos bailes do Olimpico e do Coutry Clube...
    A Catedral Metropolitana estava recém concluída, feito pelo amigo maringaense Silvo Barros, cuja campanha participei nos idos de 1972, como auxiliar de seu comitê eleitoral!
    Tenho muita lembraça desta terra, onde até fui locutor da Rádio Jornal de Maringá nos idos de ~1971! É, faz muito tempo galera...
    meu email: hacil@terra.com.br. Escrevam-me!
    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Cirlene,
    Feliz 2010!
    Antoninho Cecílio era meu pai! Ela faleceu em Cuiabá-MT em 1993, logo após o carnaval.
    Tinha 62 anos de idade! Uma pena para todos nós. A vida é assim, quando menos esperamos perdemos um ente querido. Um pioneiro desta linda cidade, chamada de Maringá!
    hacil@terra.com.nr

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Eduardo Campos!

    Neto de Manoel Campos, filho Rômulo Campos, Moramos em Volta Redonda;RJ , Descedemos da cidade mineira de Miraí,;Mg Miltom Campos era irmão de meu avô- gostaria de resgatar esse passado, de minha querida familia e deste desbravador brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou neta dele, me add no face.Cibele Campos

      Excluir
  6. Eduardo Campos, muito prazer. Sou neta do Milton Campos,boa parte da família mora em Maringá. Fiquei muito contente em ver sua postagem. Me add no facebook, Cibele Campos- MARINGÁ

    ResponderExcluir