Para além do plano urbanístico - Década de 1940

1940


Esta planta revela uma dimensão fundamental da formação territorial da região de Maringá: o projeto da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) não se limitava aos núcleos urbanos. As cidades estavam inseridas em uma estrutura muito mais ampla, composta por estradas, propriedades rurais, cursos d’água e áreas destinadas à produção agrícola.

Na planta, a área urbana de Maringá aparece como uma porção relativamente pequena diante da extensa malha de propriedades que a circundava. São centenas de lotes e glebas, com dimensões e formatos distintos, distribuídos de acordo com a configuração do relevo, a rede hidrográfica e os caminhos existentes ou projetados.

A relação com a água é particularmente evidente. Muitos lotes apresentam formato alongado e seus fundos alcançam córregos e ribeirões, permitindo acesso aos recursos hídricos. Essa característica aparece em diferentes pontos da região e está documentada em propriedades rurais posteriormente incorporadas à expansão urbana. 

A planta também evidencia que o território administrativamente fragmentado hoje entre diferentes municípios fazia parte de uma mesma lógica de organização fundiária. Áreas que atualmente se relacionam com Sarandi, Marialva e Maringá aparecem integradas nessa representação territorial, muito antes da configuração contemporânea.

Fontes: Instituto Isa e Gastão de Mesquita Filho / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.