Circular de prefixo nº 427 - Anos 1980

1980


Provavelmente registrada no final da década de 1980, esta fotografia guarda mais do que a passagem de um ônibus pela avenida Cerro Azul. Ela documenta um momento da história do transporte coletivo de Maringá e também da própria paisagem urbana da região.

Em primeiro plano aparece um veículo da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), identificado pelo prefixo 427, operando a linha Cerro Azul. A configuração da carroceria permite reconhecê-lo como um Marcopolo, fabricante que marcou a frota da empresa ao longo de diferentes períodos. Localmente, os ônibus de transporte coletivo são conhecidos como "circulares" desde a década de 1940.

A identificação da linha é particularmente interessante: a "427 - Cerro Azul" permanece vinculada a esse itinerário na atualidade, revelando a continuidade de uma denominação que atravessou décadas.

Ao fundo, a arborização ajuda a reconhecer as características da localidade. A imagem foi provavelmente realizada nas imediações da praça de Todos os Santos, situada no encontro da avenida Cerro Azul com a avenida Juscelino Kubitschek. Em fevereiro de 1990, o local ainda era ocupado por estacionamentos e um ponto de táxi e estava no centro de discussões relacionadas à implantação de um novo espaço cultural.

Pouco depois, seria construído no logradouro o chamado Barracão II, posteriormente denominado Teatro Reviver, inaugurado em 7 de abril de 1992. Hoje, o espaço é conhecido como Teatro Reviver Magó.

Fontes: Ônibus Brasil / Contribuição de Marcos Vinicius Gutierrez Rodrigues / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.