1969

A história da formação musical de Maringá também passa pela trajetória de Egídio Nani, professor e músico que se estabeleceu na cidade em um período de expansão das atividades culturais. Em entrevista publicada em outubro de 1969, na revista Difusão Cultural, o músico recordou sua trajetória e apresentou aspectos do trabalho desenvolvido no ensino musical maringaense.
Nani iniciou seus estudos de música no ano de 1950, em Oswaldo Cruz (SP). Entre 1954 e 1955, prosseguiu sua formação no Conservatório Musical Carlos Gomes, de Marília. Em 1957, tornou-se professor de piano e acordeão e, posteriormente, lecionou em Tupã, onde, segundo seu próprio relato, aperfeiçoou sua atuação como educador.
Em julho de 1959, mudou-se para Maringá e participou da instalação do Conservatório Musical Santa Cecília, inaugurado no início de 1960. A instituição se tornou um dos espaços dedicados ao ensino sistematizado da música na cidade. À época da entrevista, Nani afirmava que o conservatório já havia formado 16 alunos de piano e acordeão, enquanto, na área teórica, mais de 300 estudantes haviam passado pela instituição.
Além da atividade docente, Egídio Nani também se dedicava à composição. Declarou possuir diversas obras musicais, embora não tivesse interesse em publicá-las, por considerar que existiam muitos compositores com trabalhos de maior qualidade que ainda não haviam recebido o devido reconhecimento.
Suas referências estavam sobretudo na música erudita. Entre os compositores que admirava, citou Chopin, Bach, Beethoven, Liszt, Mozart e Schubert. Na entrevista, também expressou opiniões sobre a música popular brasileira, as inovações do gênero e a música sertaneja, avaliando que o nível de cultura musical do país ainda era pequeno.
O registro de 1969 evidencia, assim, o papel de Egídio Nani na consolidação do ensino musical em Maringá, numa época a qual professores, conservatórios e apresentações públicas contribuíam para ampliar o acesso à formação artística e para estruturar uma cena cultural ainda jovem.
Fontes: revista Difusão Cultural de outubro de 1969 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.