Com texto de Marco Antonio Deprá.
Olímpio Totti nasceu em 06/09/1916, em Paim Filho, localidade situada no município de Lagoa Vermelha (RS), que seria elevada a distrito em 06/02/1918 e a município em 05/12/1961.

Situada na região do Alto Uruguai, a comunidade de Paim Filho, originalmente conhecida como “Sede Nova Forquilha”, começou a ser colonizada em 1893, por imigrantes italianos. Seu nome atual homenageia o político gaúcho Firmino Paim Filho.
Localização da Paim Filho, cidade situada às margens do Rio Forquilha, tributário da margem esquerda do Rio Uruguai, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Paim Filho foi fruto do processo de colonização a partir da Colônia Nova Milano, atual município de Farroupilha, que recebeu a primeira leva de italianos em 20/05/1875. A partir daí, a colonização avançou para outras áreas do Rio Grande do Sul, quando foram criadas as colônias de Conde d´Eu (atual Garibaldi), Dona Isabel (atual Bento Gonçalves), Fundos de Nova Palmira (atual Caxias do Sul), Nova Prata, Antônio Prado, Lagoa Vermelha e Paim Filho, dentre outras.
Há relatos de que muitos dos colonos assentados em Paim Filho vieram da colônia de Antônio Prado.
Mapa do Rio Grande do Sul que mostra algumas das colônias de italianos, criadas a partir de 1875.
Os pais de Olímpio Totti eram italianos que haviam migrado para o Brasil. Seu pai, Ercole (Hércules) Totti, era nascido em Bergantino, na província de Rovigo, na região do Veneto. Sua mãe, Amabile Ciocchetta, era nascida em Legnago, na província de Verona, também na região do Veneto, no nordeste da Itália. Seus pais se casaram em 20/04/1901, em Nova Prata (RS).
Localização de Bergantino e Legnago, cidades onde os pais de Olímpio Totti nasceram. Ambas as cidades estão situadas na região do Veneto, cuja capital é Veneza.
Seu pai era um dos líderes da colônia italiana em Paim Filho. Dentre outros feitos, foi o primeiro diretor comercial da Cooperativa Viti-Vinícula Paim-Cacique, constituída em 18/09/1932, e primeiro presidente da Cooperativa de Consumo “União Faz a Força” Agrícola Ltda., fundada em 09/06/1936.
Olímpio Totti casou-se, em Paim Filho, no dia 30/04/1938, com Maria Lídia Formighieri, nascida em 03/09/1917. Era filha de Giovanni (João) Formighieri, nascido na localidade Palidano, situada na comuna de Gonzaga, na província de Mantova, na região da Lombardia, no nordeste da Itália, e Palmira Adele Carletti, nascida em San Benedetto Po, também situada na província de Mantova.
Localização de Palidano e San Benedetto Po, cidades onde os pais de Maria Lídia, esposa de Olímpio Totti, nasceram. Ambas as cidades estão situadas na região da Lombardia, cuja capital é Milão.
Olímpio Totti e sua esposa, Maria Lídia Formighieri Totti.
Olímpio e Maria Lídia tiveram 5 filhos, todos nascidos em Paim Filho:
- Dione Salete, falecida em 05/12/1941, aos 7 meses de idade, em Paim Filho;
- Maria Célia Totti, nascida em 25/07/1943;
- Ivone Salete Totti, nascida em 23/03/1945;
- Rosa Maria Totti, nascida em 11/10/1947;
- Jorge Luiz Formighieri Totti, nascido em 20/07/1951.
Em 01/02/1957, Olímpio Totti foi admitido como gerente comercial da empresa Francisco Balena e Filhos, estabelecimento comercial do setor do vestuário, situada na Avenida Duque de Caxias, nº 515, em Maringá (PR). Encerrou contrato com a empresa em 24/05/1958.
Em 01/06/1962, Olímpio Totti foi admitido como auxiliar de serviços gerais na Companhia de Seguros de Vida Previdência Sul, sediada em Porto Alegre (RS), na Rua dos Andradas, nº 1049, 4º andar, onde ficou até 31/10/1962.
Em 16/10/1964, Olímpio Totti foi admitido como Fiscal Sanitário da Prefeitura Municipal de Maringá, sediada na Avenida Getúlio Vargas, nº 26. Como servidor público, prestou serviços, por 14 anos, no Cartório Eleitoral de Maringá.
Olímpio Totti faleceu em Curitiba em 17/04/1980, no Hospital Evangélico, aos 63 anos de idade, quando ainda era servidor municipal em Maringá. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Maringá
O Projeto de Lei nº 2.408/1982, de autoria do vereador Maurílio Correia Pinho, propôs a alteração da denominação da Rua “A”, do Jardim das Nações, para Rua Olímpio Totti. O projeto foi aprovado tornando-se a Lei Municipal nº 1.590, de 09/09/1982.
Atualmente, a Rua Olímpio Totti tem dois trechos, ainda não interligados:
- o mais antigo, situado no Jardim das Nações, Zona 20, entre a Rua Cerqueira Cezar e a Avenida Carlos Correia Borges; e
- o trecho situado na Zona 40, entre a Rua das Camélias e a Rua das Azaléias.
Os dois trechos da Rua Olímpio Totti, separados por regiões de chácaras.
O filho de Olímpio Totti, Jorge Luiz Formighieri Totti, também recebeu homenagem da Câmara Municipal que, através da Lei Municipal nº 4088, de 24/04/1996, denominou a Rua 36.542, localizada no Conjunto Habitacional Requião, na Zona 36, com o seu nome.
Jorge Luiz Formighieri Totti nasceu em 20/07/1951, em Paim Filho (RS). Em 1957, migrou com sua família para Maringá. Em 15/05/1976, casou-se com Sônia Maria Barbosa, nascida em Floresta (PR), no dia 27/11/1954. O casal teve duas filhas: Fabíola Carla Barbosa Totti; e Francielle Paula Barbosa Totti. Jorge serviu, por um ano, no Cartório Eleitoral, em Maringá. Depois trabalhou em uma fábrica de macarrão. Foi bancário por muitos anos trabalhando no Bradesco e no Banco de Crédito Nacional - BCN. Mais tarde constituiu a empresa Ótica Maringá Ltda. Participou ativamente das atividades do Clube Olímpico, do Rotary Clube Maringá Aeroporto e do Movimento Familiar Cristão. Faleceu em Rolândia (PR), no dia 20/11/1990, aos 39 anos de idade. Jorge também empresta seu nome a um edifício comercial na esquina da Avenida Tiradentes com a Rua Silva Jardim, em Maringá.
Maria Lídia Formighieri Totti, esposa de Olímpio Totti, faleceu em 12/06/2002, aos 84 anos de idade. Residia na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 165, em Maringá. Foi sepultada no Cemitério Municipal de Maringá.