Aspectos da avenida Brasil - Década de 1950

1950


Do canteiro central da avenida Brasil, próximo da esquina com a avenida Duque de Caxias, possivelmente, a imagem foi feita antes de 1956. O fato de os paralelepípedos ainda não terem sido instalados no trecho da via indica a provável data do registro.

Considerada a principal artéria viária da época, a avenida Brasil surge com intenso fluxo de caminhões, ônibus e carros, revelando o movimento de uma cidade que começava a assumir contornos urbanos mais definidos. No canteiro, uma grande quantidade de pedras evidencia as obras de pavimentação em andamento.

À extrema esquerda, vemos parte das obras do então Edifício Planas, que seria ocupado pelo Palace Hotel e outros estabelecimentos no térreo. Na esquina, está a agência do Banco Noroeste do Estado de S. Paulo, ainda em sua primeira arquitetura. No lado oposto, a Casas Pernambucanas, seguida de diversos outros comércios. Mais ao fundo, ao lado da então praça da Rodoviária (atual Napoleão Moreira da Silva), destaca-se o prédio da Relojoaria Omega.

Além das mudas de árvores que começavam a ganhar corpo, merecem destaque os postes que passaram a atender boa parte da cidade com a distribuição de energia gerada pela Usina Diesel Elétrica, situada na atual rua Quintino Bocaiúva, na Zona 7.

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.