Igreja São José Operário em obras - Fins dos anos 1960

1960


Feita a partir da praça Emiliano Perneta, a imagem mostra a lateral da Igreja São José Operário, que passava por ampliações no final da década de 1960. O registro evidencia que o templo havia recebido uma fachada em alvenaria, mantendo, contudo, parte de sua nave com a estrutura original de madeira.

A história dessa igreja tem início em 1948, quando foi fundada uma capela na região da Zona 3, dedicada a São José Operário, esposo de Maria e padroeiro dos trabalhadores. O lançamento da pedra fundamental, com a bênção do padre Emil Clemens Scherer e do bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, ocorreu em 22 de março de 1950. 

Sendo um dos bairros mais populosos da cidade, a comunidade católica local cresceu rapidamente. Assim, a igreja foi elevada à Paróquia em 14 de agosto de 1954, quando a Diocese de Jacarezinho a desmembrou da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Maringá.

A foto mostra parte da fachada do templo com traços inspirados no estilo barroco. Após a edificação da nova estrutura, o prédio original.

A igreja, que já foi administrada por padres jesuítas, possui um acervo de destaque, incluindo a sua porta principal, obra do artista Henrique Aragão — também autor do Monumento ao Desbravador, conhecido como “Peladão”.

A devoção a São José Operário foi uma proposta do Papa Bento XV (1914–1922), que o declarou como patrono da justiça social. Para reforçar a importância de sua figura como trabalhador, o Papa Pio XII instituiu, em 1955, uma segunda festa em sua homenagem: a festa de “São José Operário”, celebrada em 1º de maio, data em que também se comemora o Dia do Trabalho.

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.